CARTA AOS PÁROCOS, ADMINISTRADORES PAROQUIAIS, VIGÁRIOS, RELIGIOSOS(AS), EQUIPES IVC E COORDENADORES DE CATEQUESE

 



Rev. Párocos, Adm. Paroquiais, Vigários, Diáconos, Equipes Paroquiais da IVC e Coordenadores Paroquiais de Catequese.

A equipe diocesana de Catequese, composta por representantes de cada Área Pastoral da Diocese de Foz do Iguaçu, contando sempre com a Presença de Dom Sérgio de Deus Borges, Pe. Fábio Augusto Welter e do Assessor Diocesano da Pastoral Catequética, Pe. Edivaldo Donato Bernardo, refletiu, avaliou e planejou algumas atividades básicas para 2022.

Os principais objetivos das atividades é: crescer na unidade; fazer da catequese um lugar de conversão dos catequistas e catequizandos; uma catequese querigmática, bíblica e comunitária; superar definitivamente a mentalidade de encontro-curso de catequese para adotar mais a  dimensão celebrativa-mistagógica dos encontros, destacando a importância do espaço catequético e; a formação dos catequistas e coordenadores para esta desafiante realidade nova que o Projeto de Iniciação à Vida Cristã nos propõe.

 

Solicitamos uma atenção quanto as datas de inscrição para as formações, conforme projetos em anexo:

1.     Catequese com Adultos:

Importante observar a metodologia do Manual, amplamente divulgado e estudado e adotado como referência em nossa Diocese: inscrição e pré-catecumenato de fevereiro a abril de 2022 e início do catecumenato após a Páscoa. Observação: no manual temos todas as orientações, basta segui-las.

 

2.     Formação para as equipes paroquiais de catequese: LINK PARA INSCRIÇÃO 

OBSERVAÇÃO:

Ao entrar no link abaixo, você irá encontrar os objetivos, estrutura, grade e calendário da Pós-graduação.

Esta formação, antiga Escola Catequética Diocesana, foi adaptada, em parceria envolvendo Diocese de Foz do Iguaçu (elaboração do projeto formativo e local), Faculdade Vicentina (inscrição, controle financeiro e titulação pelo MEC) e Congregação das Irmãs Paulinas (estrutura EaD, Professores e assessoria). É o Curso de Pós-graduação em Pedagogia Catequética, a acontecer de maneira hibrida: presencial - Shalom, online conectado ao vivo e EaD. Conforme projeto em anexo, este curso se destina também a Presbítero, Diáconos e Religiosos, aja visto que o principal objetivo deste curso e capacitar e instrumentalizar assessores para a IVC. Inscrições abertas até fechar turma. Observação: encaminhar o quanto antes as inscrições, pois o curso é aberto para outras dioceses do Paraná e Brasil, temos limite de vagas.

 

3.     Escola Diocesana de Catequistas Iniciantes: LINK PARA INSCRIÇÃO

Ao entrar no link, você poderá ver toda a estrutura da escola diocesana de Catequistas iniciantes.

Foi avaliada como positiva a 1ª. Escola diocesana de formação para catequistas iniciantes. Para 2022, faremos novamente a formação para catequistas iniciantes diocesana, porém, num formato diferente, com menos datas e de forma híbrida. Como será? O formador ministrará a formação online, e cada paróquia e ou comunidade, organiza os catequistas iniciantes em salas na sua própria estrutura. As formações serão aos sábados à tarde. Observação: em todos os encontros teremos momentos de trabalho em grupo nas paróquias e/ou capelas, coordenados pelo coordenador paroquial de catequese ou outra pessoa designada para isso. O que cada paróquia ou comunidade deve providenciar: 1. Chamar os vocacionados a serem catequistas de forma criativa e personalizada – ideal o convite feito pelo pároco/administrador paroquial ou vigário, respeitando o critério e o perfil do candidato a ser catequista; 2. Definir e estruturar o local para formação na paróquia ou comunidade: ambiente climatizado, confortável, equipado com multimídia e som para interação online com os formadores e demais paróquias ou comunidades.

 

Agradecemos o empenho de todos na implantação da catequese de estilo catecumenal, que tem como um dos pilares a adaptação da catequese ao calendário litúrgico, fazendo a Iniciação Cristã coincidir com a espiritualidade do Ano Litúrgico.

 

Os votos de um feliz natal e um ano novo com muita saúde, paz e alegria no Espírito Santo.


Pe. Fábio Augusto Welter, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora

Pe. Edivaldo Donato Bernardo, Assessor Diocesano da Pastoral Catequética

Sra. Glades T. Romani, Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética

Sra. Sofia Neumann, Secretária Executiva da Pastoral Catequética

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.