EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

 INSTRUÇÕES:

I - Estudar o texto
II - Assistir o vídeo e seguir as instruções
III - Responder o questionário
IV - Prazo de envio: 21 de setembro de 2020, às 19 horas




Leitura Orante da Bíblia
(cf. CARVALHO, Humberto Robson de, Bíblia, palavra que transforma a vida dos catequistas. São Paulo: Paulus.)

A Leitura Orante da Bíblia é o coração da vida cristã, pois a vida cristã é alimentada pela fé (escuta da Palavra e sua prática), pela esperança (anúncio da Palavra por meio da palavra e do testemunho) e a caridade (amar os outros como Deus nos ama).

Entre as muitas maneiras de ler a Sagrada Escritura existe uma muito conhecida: a Lectio Divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Ela contém quatro momentos: leitura, meditação, oração e contemplação. Essa maneira de ler a Bíblia nos leva a uma maior sintonia com Jesus e a sua Palavra transformando-nos em autênticos discípulos-missionários. Consiste na leitura de um trecho bíblico, repetida uma ou mais vezes, acompanhada de silêncios, meditação, oração e contemplação.

Esse modo de ler-rezar a Palavra de Deus nos ajuda no processo do encontro pessoal com o Senhor a semelhança de tantos outros que na história da salvação se encontraram com Jesus, como por exemplo: Nicodemos, Zaqueu, a Samaritana, entre tantos outros.
Praticada pessoalmente, em grupo ou em família, a Leitura Orante da Bíblia ajuda os pais a passarem a fé aos filhos, os catequistas aos catequizandos, os grupos a se fortalecerem, pois a Palavra de Deus é como uma fonte de água viva que jorra abundantemente.

Por meio da Leitura Orante da Bíblia procuraremos compreender o que diz a Bíblia: “A Palavra está muito perto de ti: em tua boca e em teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14), e, ao mesmo tempo, instruir, corrigir, formar na justiça, e, assim, qualificar o homem de Deus para toda a boa obra (cf. Rm 15,4).

A Leitura Orante da Bíblia é o resultado da leitura que os primeiros cristãos fizeram da Palavra de Deus, para alimentar a fé e animar a caminhada da comunidade diante das dificuldades e dos desafios de cada dia. Nossos irmãos primeiros na fé aprenderam com o povo hebreu que a Palavra de Deus e a oração estão ligadas entre si. Herdamos deles esse modo de ler e experimentar a Palavra de Deus no cotidiano de nossas vidas.

O Concílio Vaticano II buscou retornar e valorizar os primeiros relatos e escritos cristãos das pessoas que tiveram uma experiência forte com Jesus e a Tradição cristã em sua origem.
Em síntese: Os Padres da Igreja colocaram a Palavra no centro do aprofundamento do pensamento cristão. A Bíblia para eles não era somente um livro, mas o livro da vida, que leva à descoberta de Deus e à comunhão com Ele. O fruto da lectio passava depois para a catequese, a pregação, e por isso para o agir cotidiano. Assim solidificava uma sólida unidade entre a Bíblia, a teologia, a espiritualidade e ação pastoral.

A Leitura Orante deve provocar em cada catequista um renovado desejo de ajudar a interpretar a vida à luz da Palavra de Deus, tornando-nos modelos de serviço e de oferta generosa ao Senhor da Vida e da História.

Como fazer a Leitura Orante da Bíblia?
Podemos fazê-la de diversos modos, neste livro apresentaremos uma das modalidades. Algumas recomendações importantes:
1. O texto bíblico a ser utilizado na Leitura Orante deve ser escolhido antes de começar a oração ao Espírito Santo. Evitar escolher um texto aleatório como se estivéssemos “sorteando” a Palavra. Preferencialmente, os textos devem ser escolhidos entre aqueles utilizados na liturgia do dia.
2. Reservar um local aconchegante para a leitura. O ambiente exterior deve refletir o nosso interior. Devemos escolher um lugar muito especial, por mais simples que seja, para nos ajudar a mergulhar no mistério de Deus. Assim como o ambiente, deve-se escolher também um horário apropriado para a leitura. Quanto à duração de uma Leitura Orante, poderá ser de trinta a sessenta minutos.
3. Invocar a presença do Espírito Santo de Deus. Ele é o mestre de oração por excelência. Sem Ele não há oração. É o Espírito que mantém entre nós a presença do Ressuscitado, caminho que nos leva ao Pai. É o Espírito Santo de Deus que faz a Igreja interpretar as Sagradas Escrituras. É o próprio Espírito que ora em nós (cf. Rm 8, 26). Sem a presença do Espírito Santo a Leitura Orante torna-se um exercício puramente humano, uma vaidade intelectual, e não um amadurecimento espiritual e pastoral. Com as bênçãos e as luzes do Espírito Santo, reviveremos também em nós a experiência dos apóstolos depois da Ressurreição do Senhor.

Se quisermos, poderemos rezar a oração tradicional de invocação ao Espírito Santo, mas também podemos elaborar nossa própria oração ao Espírito Santo. Ou ainda, se preferirmos, poderemos entoar um refrão orante – por exemplo – “A nós descei divina luz”; “Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra”; “Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar” – ou outro canto de invocação ao Espírito Santo.

É bom ter em mente que, mesmo estando sozinhos na oração, estaremos sempre unidos aos irmãos. Por mais pessoal que seja a nossa oração, somos membros de uma comunidade alicerçada no Senhor.

Oferecemos uma oração elaborada por nós especialmente para esse momento de preparação da Leitura Orante:
Vem, Espírito Santo, abre nossa mente e nosso coração para mergulharmos no mistério de seu infinito amor. Concede-nos a graça da leitura apaixonada e aprofundada da Sagrada Escritura. Permite-nos meditar a Santa Palavra e com ela modificar nossas vidas. Ensina-nos a rezar com a Palavra Divina e por meio dela transformar nossa vida em oração. Ajuda-nos a contemplar por meio de tua Palavra o mundo, as pessoas, a natureza e, pela contemplação fixar nosso olhar tão somente em tua bondade e tua misericórdias infinitas. Vem, Espírito Santo, enche-nos com tua sabedoria e com teu poder divino. Transforma, por meio da Leitura Orante, todo o nosso ser, a fim de sermos, também nós, tua Palavra viva e eficaz no meio do mundo em que vivemos. Vem, Espírito Santo, nós te pedidos e imploramos, por intermédio de Jesus Cristo, Palavra do Pai, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Roteiro esquematizado da Leitura Orante da Bíblia

Após essas informações básicas e preciosas apresentamos o roteiro da Leitura Orante da Bíblia propriamente dito. A Leitura Orante segue um itinerário que compreende alguns degraus, passos ou etapas. Para melhor apreender e vivenciar a Leitura Orante é necessário cumprir todos os passos, um por um. Os quatro passos são:

1º passo: Leitura

O primeiro passo, como todos os outros, é muito importante. Trata-se de uma leitura pausada, atenta e perseverante do texto escolhido. Ler o texto como se fosse pela primeira vez. “Entrar” no texto, fazer parte dele, sentir-se como ator, ou seja, participar de cada cena apresentada. Ler o texto como se fosse um “estrangeiro” que não conhece bem a língua e, por isso, precisa de muita atenção em cada palavra e em cada cena.

Cada catequista tem uma metodologia, seu jeito próprio de absorver o conhecimento. Talvez seja interessante ler várias vezes até memorizar, aprender “de cor”, isto é, “de coração”. Ler silenciosamente, mas ler também em voz alta. Pronunciar bem as palavras, criando familiaridade com o texto. “Escutar” e “auscultar” o texto. Sublinhar palavra ou versículos que chamam a atenção. Se porventura nos distrairmos ao longo da leitura, deveremos recomeçar.

O objetivo desse primeiro passo é compreender a mensagem central do texto escolhido. Temos de sair desse passo com a clareza do texto lido.É preciso deixar o texto falar por si e se perguntar o que o texto diz para você mesmo. É preciso interiorizar a mensagem do texto, e o melhor caminho para isso é o silêncio. O silêncio é fundamental para que a Palavra de Deus encontre espaço em nosso interior. Depois de um tempo de silêncio (cinco a dez minutos), retomar o texto. Se quisermos, poderemos escrever o que mais nos chamou a atenção, anotar as palavras e os verbos ou até mesmo um versículo inteiro.

No primeiro passo devemos nos servir dos comentários ou dicionários bíblicos ou de outros subsídios que nos ajudem a compreender melhor o texto escolhido para a Leitura Orante, inclusive algumas Bíblias, como a nova Bíblia Pastoral, a Bíblia do Peregrino, entre outras, que contêm explicações no rodapé. Qualquer texto bíblico deverá ser entendido dentro de seu contexto histórico, político, religioso, econômico e cultural. Assim, evitaremos fazer uma leitura fundamentalista do texto, isto é, ao pé da letra e descontextualizada.

2º passo: Meditação

O segundo passo consiste em repetir, “mastigar” e “digerir” a Palavra. Após ter lido atenta e profundamente a Palavra vamos levar da memória ao coração. Vamos nos perguntar:
1. O que esta leitura diz para mim?
2. O que Deus fala por meio deste texto?
3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?

No segundo passo, seja qual for o texto escolhido do Antigo ou do Novo Testamento, contemplaremos nele o mistério pascal de Jesus (sofrimento, morte, ressurreição e glorificação). A leitura feita à luz do Cristo ressuscitado deve transformar nossas vidas, fazer de nós outro Cristo. “Tal Cristo, tal cristão!” Por trás de cada palavra deveremos buscar o rosto de Cristo ressuscitado.
A meditação torna o texto atual e o traz para dentro de nossa vida e de nossa realidade, tanto pessoal como social. Meditar é dialogar. É falar com Deus e deixar que Ele fale também. Deus fala no silêncio e no silêncio escutamos sua voz.

Depois de ouvir e ler a Palavra de Deus é hora de assimilá-la criativa e ativamente no chão da vida e da história de cada um de nós. Pode-se, nesse momento, resumir numa frase tudo o que foi aprendido. Essa frase nos ajudará a recordar o que foi meditado durante o dia todo. Repetir de memória, com a boca, com o coração e com a vida o que foi lido e compreendido.

Pode-se cantar um refrão já conhecido que apresente ligação com o texto, ou até mesmo compor um canto relacionado à leitura e à meditação do texto bíblico. Perceber o que Deus falou no passado e continua a falar nesse momento é o grande exercício de meditação que devemos praticar.

3º passo: Oração

O terceiro passo é a oração por meio da Palavra lida e meditada. Agora é hora de manifestar, por meio da oração, o que em nós foi tocado pela Palavra. É o momento de conversar com Deus, de rezar o texto lido e meditado.

Escolhe-se um versículo, vários versículos ou até mesmo uma única palavra inspirada pelo texto. Formulamos do nosso jeito a oração a ser feita. Podemos fazê-la em forma de pedido, agradecimento ou louvor. O importante é que se faça a oração. Depois de elaborada, poderemos rezar silenciosamente, em voz alta e, se houver inspiração, até mesmo cantarolar a oração composta.

A leitura e a meditação transformam-se num encontro íntimo e pessoal com Deus. Entramos em diálogo, em comunhão amorosa com Ele. Ele está no meio de nós! O texto lido e meditado nos motiva a rezar. Pode-se afirmar que a oração está presente em todos os passos da Leitura Orante, mas é neste terceiro passo que verbalizamos, em forma de oração, o que lemos e meditamos. Perguntamos, nesse processo dialogal de oração: O que esta Palavra nos faz dizer a Deus? Com certeza, nossa oração nascerá espontaneamente por meio da Palavra lida e meditada. Chegou a hora de respondermos a Deus. Nossa leitura Orante se transforma em deliciosa e prazerosa conversa com Deus.

Não nos preocupemos com as palavras, se vamos conjugar todos os verbos corretamente e ou se estamos falando de acordo com as regras gramaticais vigentes. Deixemos o coração falar, amar e sonhar. Sejamos apaixonadamente criativos. Rezemos com o coração, com o olhar, com a boca e com todo o nosso ser, porém não percamos de vista o texto lido e meditado. Nesse momento a oração terá de ser à luz do texto e não de outras realidades.

A oração nascida da leitura e da meditação provoca em nós uma atitude de admiração silenciosa e de adoração ao Senhor dos senhores. Desde o início, os cristãos perceberam que é difícil rezar e que nunca rezaremos como convém. Por isso, devemos contar sempre com o “Espírito Santo que ora em nós” (Rm 8, 26).

4º passo: Contemplação

O último passo da Leitura Orante é contemplação. A partir desse momento a nossa atenção se dirige ao Senhor da vida e da história. É o momento em que vamos fixar o olhar e o coração tão somente em Deus e, ao mesmo tempo, reconhecê-lo como Mestre e Senhor. À luz da Palavra lida, meditada e rezada e contemplada, vamos discernir a vontade de Deus em nossas vidas e nos acontecimentos de cada dia.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que contemplar é olhar fixamente em Jesus. “Eu olho para Ele e Ele olha para mim”, disse um camponês certa vez a São João Maria Vianey em oração diante do Santíssimo. “Essa atenção a Ele é renúncia ao eu. Seu olhar purifica o coração. A luz do olhar de Jesus ilumina os olhos de nosso coração; ensina-nos a ver tudo na luz de sua verdade e de sua compaixão para todos dos homens”.

A contemplação não é fruto do esforço humano, mas dom gratuito de Deus a cada um de nós. É o transbordamento do coração em ação transformadora. A contemplação nos envolve por inteiro e leva à transformação de nossas vidas. Na contemplação percebemos a ação de Deus dentro de nós. Assimilamos a Palavra amorosa do Mestre e Senhor. Diante da bondade, da ternura e do carinho imensos de Deus nos perguntamos: Como Deus agiria nessa situação? Mestre, o que queres que façamos? Na contemplação não devemos dizer muitas palavras, de preferência não digamos palavra alguma.

Contemplação é experiência, é vivência, ultrapassa o simples conceito de sentimento. Apenas queremos estar com Ele, viver com Ele e n’Ele. Contemplar é deixar-se renovar por Cristo, com Cristo e em Cristo. A contemplação é o estágio mais avançado da oração. Ao chegar a esse ponto máximo, começamos a descer do monte, como fez o profeta Elias, e voltamos para testemunhar aos irmãos e irmãs “o que ouvimos e vimos com nossos olhos e contemplamos com nossas vidas”.

O ideal seria que todo catequista fizesse a Leitura Orante da Bíblia todos os dias, mas se a fizermos uma vez por semana com certeza caminharemos a passos largos numa espiritualidade autêntica, profunda, pessoal, comunitária em favor de nosso crescimento na fé e na vida de fé e contribuiremos para que nosso ministério catequético se torne autenticamente bíblico-catequético-litúrgico.

E ao fecharmos a Bíblia concluiremos a Leitura Orante com essa oração que preparamos ou outra que você achar conveniente:

Espírito Santo de Deus, fonte viva de bondade, agradecidos bendizemos sua presença salvadora e redentora no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de ternura, agradecidos glorificamos sua graça santificante no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de sabedoria, agradecidos proclamamos sua companhia salvífica no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de alegria, agradecidos cantamos como Maria as maravilhas realizadas em nossas vidas. Espírito Santo de Deus, fonte viva de esperança, agradecidos manifestamos, como os profetas e apóstolos, as graças e bênçãos derramadas sobre nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de amor, agradecidos terminamos com devoção e gratidão o exercício orante da Palavra escrita para nós. Que possamos hoje e sempre, proclamar com a vida o que lemos, meditamos, rezamos e contemplamos. Amém.

A nossa atitude de oração diante da Palavra de Deus deve ser como foi a de Maria, profundamente mergulhada nas coisas de Deus a ponto de poder manifestar com a boca, o coração e a vida: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

Momento de oração com a Bíblia: Efésios 1,15-23

Escolha o lugar.

Abra a Bíblia em Efésios 1,15-23

Faça silencio interior: exercitar a respiração é um ótimo método

Peça o Espírito Santo


Vem, Espírito Santo, abre nossa mente e nosso coração para mergulharmos no mistério de seu infinito amor. Concede-nos a graça da leitura apaixonada e aprofundada da Sagrada Escritura. Permite-nos meditar a Santa Palavra e com ela modificar nossas vidas. Ensina-nos a rezar com a Palavra Divina e por meio dela transformar nossa vida em oração. Ajuda-nos a contemplar por meio de tua Palavra o mundo, as pessoas, a natureza e, pela contemplação fixar nosso olhar tão somente em tua bondade e tua misericórdias infinitas. Vem, Espírito Santo, enche-nos com tua sabedoria e com teu poder divino. Transforma, por meio da Leitura Orante, todo o nosso ser, a fim de sermos, também nós, tua Palavra viva e eficaz no meio do mundo em que vivemos. Vem, Espírito Santo, nós te pedidos e imploramos, por intermédio de Jesus Cristo, Palavra do Pai, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Leitura: Efésios 1,15-23
Por isso, 15desde de que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças por vós, lembrando-me sempre de vós, em minhas orações, 17suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para melhor conhecê-lo. 18Que ele ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual ele vos chama, a riqueza da glória que ele nos dá em herança entre os santos 19e a extraordinária grandeza do que ele exerce, segundo o vigor de sua força poderosa, em favor de nós, que cremos.
20Esta força Deus a exerceu no Cristo ressuscitando-o dos mortos e o fazendo-o sentar-se à sua direita, nos céus, 21acima de todo principado, potestade, poder e dominação ou qualquer outro título que se possa nomear, não só neste mundo, mas também no mundo que há de vir. 22Deus pôs tudo debaixo de seus pés e o constituiu acima de tudo, como a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas.

Meditação
1. O que esta leitura diz para mim?
2. O que Deus fala por meio deste texto?
3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?

Oração - O que esta Palavra nos faz dizer a Deus?

Contemplação - Fixar o olhar somente em Deus.

Espírito Santo de Deus, fonte viva de bondade, agradecidos bendizemos sua presença salvadora e redentora no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de ternura, agradecidos glorificamos sua graça santificante no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de sabedoria, agradecidos proclamamos sua companhia salvífica no meio de nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de alegria, agradecidos cantamos como Maria as maravilhas realizadas em nossas vidas. Espírito Santo de Deus, fonte viva de esperança, agradecidos manifestamos, como os profetas e apóstolos, as graças e bênçãos derramadas sobre nós. Espírito Santo de Deus, fonte viva de amor, agradecidos terminamos com devoção e gratidão o exercício orante da Palavra escrita para nós. Que possamos hoje e sempre, proclamar com a vida o que lemos, meditamos, rezamos e contemplamos. Amém.

Comentários

  1. Depois de assistir o vídeo do Padre e ler o texto, refletimos que o ideal seria que todo catequista fizesse a Leitura Orante da Bíblia todos os dias, mas se pudermos fazer ao menos , uma vez por semana com certeza caminharemos a passos largos numa espiritualidade autêntica, profunda, pessoal, comunitária em favor de nosso crescimento na fé e na vida de fé e contribuiremos para que nosso ministério catequético se torne autenticamente bíblico-catequético-litúrgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neyde Meira
      1-uma comunidade ouviu o anuncio da fé em Jesus Cristo(Paulo)
      2-temos que dar graças a Deus, que nos deu o Espírito Santo da sabedoria.
      3-v,21
      4-Dar graças A Deus por jos ter dado o Espírito de sabedoria e oração um pelos outros, firme na fé em Jesus.

      Excluir
    2. Neyde Meira
      1-uma comunidade ouviu o anuncio da fé em Jesus Cristo(Paulo)
      2-temos que dar graças a Deus, que nos deu o Espírito Santo da sabedoria.
      3-v,21
      4-Dar graças A Deus por nos ter dado o Espírito de sabedoria e oração um pelos outros, firme na fé em Jesus.

      Excluir
    3. 1 Que e uma comunidade de fé e súplica a Deus o Espírito Santo para lhes dar sabedoria.
      2. Tudo vem do Pai por Jesus Cristo e que É o Espírito Santo que revela tudo com clareza pela fé.
      3 V 17
      Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um Espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês o conheçam profundamente.
      4 Agradeço pela fé que nos deu. Pela sabedoria de revelar a nos Deus por Jesus Cristo pa4a nossa salvação.

      Excluir
    4. 1- A mensagem pra mim é o grande amor de Deus por nós, revelando a nossa herança celeste em Cristo e na Igreja.
      2- A grandeza de Jesus Cristo , constituído como chefe supremo da nossa Igreja.
      3- O versículo 23 " Que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos."
      4- Procurar caminhar segundo os mandamentos de Deus, ter a prática de orações e meditações diárias, anunciar o amor de Deus.

      Excluir
    5. Dilane C. de Azevedo

      1- A mensagem pra mim é o grande amor de Deus por nós, revelando a nossa herança celeste em Cristo e na Igreja.
      2- A grandeza de Jesus Cristo , constituído como chefe supremo da nossa Igreja.
      3- O versículo 23 " Que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos."
      4- Procurar caminhar segundo os mandamentos de Deus, ter a prática de orações e meditações diárias, anunciar o amor de Deus.

      Excluir
    6. 1. O que esta leitura diz para mim?
      O texto me diz que Jesus é a Cabeça da Igreja e que nós somos o seu corpo
      2. O que Deus fala por meio deste texto?
      Deus nos fala que em Jesus somos santos e amados de Deus e que Dele recebemos o Espírito de sabedoria e de revelação para conhecer o Pai;
      3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
      O versículo 17
      4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
      Preciso reconhecer a glória de Deus manifestada em Jesus Cristo e ser mais grato a tudo que me foi dado...

      Excluir
    7. 1. O que está leitura diz para mim?
      Muita gratidão no coração, por fazer parte desse povo que crê e quer viver essa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, por ter intercessores orando para obtermos a graça de um espirito de sabedoria e revelação. A esperança de que cada dia estarei mais próxima de Deus.
      2. O que Deus fala por meio deste texto?
      Deus está acima de tudo, tem autoridade e poder sobre tudo, ressuscitou Jesus, nosso salvador.
      3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
      Versículo 16...não paro de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós em minhas orações.
      4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
      Colocar em prática os ensinamentos da leitura orante da palavra, para assim poder ser um verdadeiro testemunho da presença de Deus na minha família.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. 1. O que está leitura diz para mim?
      Entendo que Paulo quer nos dizer que devemos orar uns pelos outros, para que Deus nos dê a graça de conhecer o seu Santo Espírito dando-nos sabedoria, assim ter mais intimidade com Deus.
      2. O que Deus fala por meio deste texto?
      Deus fala que ele está acima de tudo, é o todo poderoso. Jesus Cristo é a cabeça da igreja e nós os seus membros.

      3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
      Versículo 16...não paro de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós em minhas orações.
      4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
      Colocar em prática os ensinamentos de Deus em minha vida, meditar, orar, refletir a palavra, pedir sabedoria ao Espírito Santo de Deus. Conhecer Deus na intimidade.

      Excluir
    10. 1) Nos diz o quanto é importante a fé em Deus, e enxergar o Jesus Cristo fez por nós. Deus mandou seu Filho para nós salvar e nos dar a esperança da vida eterna.

      Excluir
    11. É atravez da fé e pela fé que nós é possível dar o nosso SIM, a exemplo de Maria

      Excluir
    12. continuação...


      Jesus nos deu muitos exemplos de como exercitar nossa fé e assim sermos salvos como muitos outros foram

      Excluir
  2. Leitura Orante Efésios 1,15-23
    1-0 que está l i ura diz para minha m? Paulo desenvolver lv um horário no d ação de graças em forma de bençãos Muito frequente no AT. O louvor e sempre na resposta do homem a Deus que se manifesta através de sinais.
    2-O que Deus fala por meio do texto?
    Deus é Pai é o sujeito e a família né de toda ação de Graça criadora e salvadora. Tudo o que Deus faz o faz mediante ao Seu Filho Jesus Cristo.
    3-Qual o versículo me chamou mais atenção?
    Foi o versículo 23
    4- O que preciso mudar?
    Cada dia rever a minha vida confrontando-a com a Palavra de Deus e me converter em cada dia para fazer a Sua vontad e não a minha.Cada dia fazer um caminho de conversão. Ter o olhar de Deus nos acontecimentos do dia a dia.
    * Obrigado Senhor pela paciência, bondade,amor, misericórdia e um olhar de ternura para mim e para todas as criaturas. Eu te louvo e te bendigo hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que abrir nossos olhos para ver e ouvir melhor e rezar pelos outros

      Deus nos enviou o Espírito Santo para nos iluminar na vida diária em casa e com a comunidade e assim aumentar nossa fé

      O versículo 17 e 18 por nos chamar à atenção ao Espírito Santo


      Toda minha vida para uma vida de oração

      Excluir
  3. 1.R: que devo acreditar e ter fé em Jesus Cristo, pois Cristo é a cabeça e a igreja o corpo,e nós somos a igreja de Cristo ressuscitado que envolve a igreja na plenitude que ele é e realiza,se plenifica em todas as coisa
    2.R: que devo sempre dar graças a Deus, pois ele é o pai,criador e Salvador.
    3.R:versículo 23.
    4.R:cada dia procurar viver melhor,rever minha vida e meus atos.
    Procurar ser melhor para poder fazer melhor aquilo que Deus quer de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiando em todos os momentos;

      Dar graça a Deus por tudo e sempre;

      Podemos experimentar a Salvação deisde agora vivendo a vida em comum como é orientado pela Igreja.

      Excluir
  4. Efésios capítulo 1 versículo 15 a 23.

    1 = o que esta leitura diz para mim?
    R: agradecermos a Deus por ter enviado Jesus para nossa salvação . E pedir para que ele nos mande o espírito santo para nos dar sabedoria para seguir a vossa palavra.

    2: o que Deus fala por meio deste texto?
    R; Deus nos fala através desse texto que Jesus Cristo está acima de tudo e de todos. E que Jesus é a cabeça da igreja.

    3: qual versículo que me chamou mais atenção?
    R: versículo 22 tudo ele pôs debaixo dos seus pés e opôs acima de tudo como o cabeça da igreja que é o seu corpo a plenitude daquele que pleni fica tudo em tudo.

    4: o que preciso mudar em minha vida a partir dessas leituras?
    R: preciso agradecer mais a Deus por tudo que tem feito na minha vida e por toda graça que recebo.

    5: o que esta palavra nos faz dizer a Deus?
    R: obrigado meu Deus por ter enviado Jesus Cristo para nos resgatar do pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa atividade que foi publicado acima que está sem o nome . Pertence a aluna, NILDA APARECIDA DE SOUZA.

      Excluir
    2. 1) Nos diz o quanto é importante a fé em Deus, e enxergar o que Jesus Cristo fez por nós. Deus mandou seu único Filho para nos salvar e nos dar esperança da vida eterna.
      2) Deus nos fala que tivemos uma grande oportunidade de ser-mos pessoas melhores e tementes a Deus.

      3) Versículo 17 Buscamos a sabedoria, somos falhos, por isso essa é uma busca constante. Estar próximo de Deus, sentir a sua presença e os sinais que recebemos de Deus.

      4) Preciso ser mais determinada e menos dispersa.

      Oração: Agradecer primeiramente e buscar a cada dia mais proximidade com o Senhor. É muito bom ter Deus em nossas vidas.

      Excluir
    3. Essas respostas são da Rosanna Celia

      Excluir
    4. Só tem um Jesus Cristo, filho do criador do céu e da terra e de tudo o que neles a

      Excluir
  5. Nome: MARIA APARECIDA FELIZALDO.

    Efésios capítulo 1 versículo 15 a 23.
    1: o que a leitura diz para mim?
    R: agradecer a Deus e ao espírito santo por nos dar entendimento que Jesus Cristo é a nossa salvação.
    2: o que Deus fala por meio desse texto?
    R: Deus nos fala que Jesus Cristo é a plenitude daquele que pleni fica tudo em todos as coisas.

    3: qual versículo que me chamou mais atenção?
    R: versículo 17, que o Deus do nosso senhor Jesus Cristo o pai a quem pertence a glória de um espírito de sabedoria que lês revele a Deus e faça que vocês ou conheçam profundamente.

    4: o que preciso mudar em minha vida a partir dessas leituras?
    R: agradecer a Deus por tudo que tem feito na minha vida e na minha família e por todas as bênçãos e Graças que recebo.

    5: o que esta palavra nos faz dizer adeus?
    R: obrigado meu Deus por ter enviado Jesus para nos salvar dos pecados e nos dar entendimento e sabedoria da sua palavra.

    ResponderExcluir
  6. Que profundo olhar as riquezas e as maravilhas que Deus criou para nós, a cada gesto humano e cada ar que respiro vejo quã grande és tu Senhor. Te peço Jesus fica comigo para entender cada vez mais os teus mistérios sem questionar e somente te amar por ser tão grandioso, é que o espírito santo me revele e aperfeiçoa a cada dia minha oração é me leve a estar fielmente na sua presença e ser obediente a ti, sou a sua serva e né coloco a sua disposição para que o espírito santo age em mim para levar o teu evangelho aqueles que mais precisam de ti.Senhor sei que tu me chamastes para evangelizar, para converter corações para Ti, salvar almas, busco na minha família na catequese e a cada pessoa que vc colocar na minha vida. Agradeço Senhor pela tua Santa presença na minha vida. TE AMO, fica comigo Senhor.

    ResponderExcluir
  7. A leitura me diz que devo ser mais perseverante na fé e na oração, pois Deus é maravilhoso e nos ama com nossos defeitos. Deus nos fala que o Espírito Santo nós ilumina nas nossas ações e que não precisamos ter medo da nossa missão
    porque Ele está sempre conosco. O versículo que mais me tocou foi 18, Que ele lhes ilumine os nossos olhos do coração para que saibam qual é a esperança do chamado que ele faz,qual é a riqueza da gloria da sua herança entre os santos.Preciso ser mais confiante no poder da oração, dedicando mais tempo a leitura orante e sentir a força do Pai em minha missão como batizado.So tenho a Deus pelo amor incondicional que Ele tem por nos e pelo aprendizado de ser uma pessoa melhor

    ResponderExcluir
  8. Esse encontro com Deus através da prática da leitura orante se torna hoje para mim uma experiência rica e afetuosa de amor ... o AMOR de Deus para conosco que vem para nos encher e nos ensinar que tudo que ele quer e espera de nós é o nosso sim, estarmos abertos para buscar as coisas do alto, viver o amor e seus mistérios através da ação do Espírito Santo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Nome Leocira da Silva
    Efesios capítulo 1versiculo15 a23.
    (1)Estar sempre grata a Deus por nos enviar o Espírito Santo, e fazer nos entendermos que Jesus Cristo veio para nossa Salvação.
    (2)Eu que devo dar graças à Deus, porque ele é o Pai ,é o criador e Salvador .
    (3)Versículo 20 Que ele fez operar em Cristo, ressuscitado_o de entre os mortos e fazendo-o assentar a sua direita nos céus. (4)Deus obrigada pela minha vida ,pelo meu ministério, família ,pelas graças e bênçãos que eu recebo sempre.Amém (5)Agradeço à Deus sempre, por ter enviado seu Filho amado.Para nós salvar do pecado e que nos de entendimento com sabedoria da sua palavra. Obrigada Senhor por estáno meio de nós. Amém

    ResponderExcluir
  10. Nome: Jair Antonio Sangaletti
    1. O que esta leitura diz para mim?
    Compreender que Deus envia o Espirito Santo para nos dar o dom do entendimento, o dom da sabedoria, para assim vermos que Jesus Cristo é o Redentor e Salvador. Pois ele morreu na cruz para nos livrar dos nossos pecados.
    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    Deus nos fala através desse texto que pôs tudo debaixo de seus pés e o constituiu acima de tudo, como a cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas
    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    16não cesso de dar graças por vós, lembrando-me sempre de vós, em minhas orações, 17suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação, para melhor conhecê-lo.
    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    que devo sempre Agradecer a Deus por ele nos mandar o Espirito Santo que nos concebe os dom para compreendermos melhor as obras do Cristo Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Que devo ser grata a Deus por todos os dons que recebo, pela minha vida e por todas as maravilhas que temos na Terra para usufruir... Eu preciso que o Senhor Jesus Cristo me dê um espírito de sabedoria para me dedicar mais à conhecer a sua Palavra num encontro mais profundo com Deus e coloque-a em prática.

      2- Que confie mais em Deus pois Ele é Senhor da grandeza e grande é o seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É preciso q nos jogamos nos braços do Pai e deixamos ele conduzir fazendo a sua vontade e não a nossa.

      3- Versículo 20- Ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar a sua direita no céu.
      Esse versículo me mostra quão grande é o poder de Deus... Se nós wueremos sentar a sua direita precisamos responder ao seu chamado. Fazer a sua vontade e não a nossa.

      4- Ler e meditar mas a Palavra de Deus. Coloca -la em prática servindo mais ao Senhor.
      5- Obrigado Senhor por me revelar quão grande é o seu poder. Não somos nada sem a sua presença. Agradeço por tudo que tem feito na minha vida e na família. Sou muito grata por todas as bênçãos que recebo todos os dias de vós. Amém.

      Excluir
  11. Aluna: Deise Dorval

    1. O que esta leitura diz para mim?
    Diz que sempre devo rezar por todos nós, para que sejamos guiados pelo espírito da sabedoria, e que verdadeiramente conheçamos a face de Deus.
    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    Que Ele está acima de tudo, e que tudo vê. Não estamos desamparados, podemos depositar nossa confiança Nele.
    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    ²²Deus pôs tudo debaixo de seus pés e o constituiu acima de tudo, como a cabeça da Igreja, ²³que é o seu corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas.
    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    Rezar por todos, mesmo os que já estão no caminho de Deus. E principalmente, ter a confiança de que Deus está “me vendo”.


    ResponderExcluir
  12. R1, Quão grande o amor de Jesus por nós, devemos sempre nos lembrar em nossas orações, e pedir que nos dê o espírito de sabedoria para poder entender seus ensinamentos e viver a palavra de Deus e nos converter para herdamos a glóriosa herança de todos os Santos. R2,sobre o amor de Jesus por nós que morreu na cruz por nossos pecados , que devemos ser gratos sempre em nossas orações R3, V18 Que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que a esperança fostes chamado ,Quão rica e gloriosa e a herança que ele reserva aos Santos R4 Busca entender sempre mais os ensimantos de Deus e busca a conversão todos os dias pois a grandeza do poder de Deus por nós e a mesma de que se manifestou em Cristo resucitado dos mortos ,assim também podemos herdar a herança reservada para todos os Santos

    ResponderExcluir
  13. 1. O que essa leitura diz para mim?
    Essa leitura me diz que a Igreja é Santa por ser alicerçada pela Santíssima Trindade, sendo que o Pai constituiu seu corpo: Onde Cristo é a Cabeça e nós somos os membros. É pela fé os cristãos possuam uma sabedoria que supera qualquer outro entendimento.
    2. O que Deus fala através deste texto?
    Deus nos fala que enviou seu Filho único para nos resgatar do pecado e nos conduzir a plenitude. Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas.
    3. Qual versículo me chamou mais atenção?
    "Que Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês o conheçam profundamente ". (17)
    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    Pedir sempre o dom da sabedoria para fazer tudo conforme os desígnios de Deus Pai. Que eu possa transmitir através de nossas ações e vivências da Palavra, esse amor incondicional que tem por cada um de nós.
    5. O que essa Palavra nos faz dizer a Deus?
    Te louvo e agradeco Deus Pai todo poderoso por nos ter dado seu Filho Jesus para nos salvar e nos conduzir ao caminho do Reino do céu. Obrigada meuDeus por tudo:
    Pelo teu Espírito que nos anima na caminhada. Pelos pastores que nos ajudam a Te conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  14. 1. O que esta leitura diz para mim?
    R: Que Cristo está acima de nós e pelo Espírito Santo temos a sabedoria para vermos pelos
    olhos da mente o caminho a seguir. Não podemos deixar de orar pelos nossos
    catequizandos e por nós mesmos.

    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    R: Que precisamos ser mais fervorosos na oração e no estudo e leitura orante da Palavra de
    Deus.

    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    R: 18: Que lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendem a esperança para a qual
    Ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu
    povo.

    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    R: Ser mais dedicado a oração, pessoal e pelos catequizandos.

    ResponderExcluir
  15. 1. O que esta leitura diz para mim?
    R: Quem crê recebe de Deus uma sabedoria que supera os demais conhecimentos, sendo iluminado nos olhos e na mente compreendendo o seu chamado e a missão.

    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    R: Que manifestou em Jesus Cristo a sua força, e Nele fomos libertos dos poderes que aprisionavam a vida.

    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    R: “Deus colocou tudo de baixo dos pés de Cristo e o colocou acima de todas as coisas.”

    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    R: Que devo pedir a sabedoria divina e dar graças por poder conhecer o amor de Deus a cada dia.

    O que essa Palavra nos faz dizer a Deus?
    R: Que sou imensamente grata por estar no caminho de busca e compreensão dos seu desígnios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O que esta leitura diz para mim?
      Que a sabedoria de Deus vem atraves da fé, iluminando nossa visao alem do conhecimento humano, mergulhando no misterio divino.
      2. O que Deus fala por meio deste texto?
      O Senhor nos enviou seu filho Jesus, para que crermos, e nos dar força, libertando nos das amarras nos tornando livres, e assim depositarmos toda nossa confiança Nele.
      3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
      19e a extraordinária grandeza do que ele exerce, segundo o vigor de sua força poderosa, em favor de nós, que cremos
      4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
      Pedir a Deus mais sabedoria para ter discernimento, e colocar na pratica do dia a dia em açao junto a familia e aos catequizandos atraves do exercicio da leitura da Palavra e oraçao.
      5. O que essa Palavra nos faz dizer a Deus?
      Obrigado meu Deus por me colocar no caminho da fé e do entendimento, para compreender como amar mais a ti na pessoa do proximo.


      Excluir
  16. Denise Dieme da S. Macedo
    1. O que esta leitura diz para mim?
    Esta leitura diz a minha pessoa que devo pedir sempre que eu vivencie o espírito de sabedoria para poder entender os ensinamentos e viver a palavra de Deus, não esquecendo de ser sempre grata a Deus por nos enviar o Espírito Santo, e fazer nos entender sua importância em nossa vida.

    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    Deus nos fala por meio deste texto que é o Espírito Santo que revela tudo com clareza pela nossa fé, devemos dar graças a Deus, que nos deu o Espírito Santo da sabedoria e todos os dons.

    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    O versículo que mais chamou minha atenção foi v. 16. Não cesso de dar graças a Deus por vós lembrando-me de vós nas minhas orações.

    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    Preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura ser mais presente agradecido por tamanhas bençãos que é Jesus em nosso meio e tudo que ele nos proporciona, buscando entender os ensinamentos e agir com sabedoria, não esquecendo das nossas orações e intimidade com Deus.

    ResponderExcluir
  17. 1- Que Deus manifesta sua Glória e nos dá um Espírito de Sabedoria p conhecermos profundamente seu Amor.

    2- Para que saibamos compreender quanto é grandiosa o seu poder e sua misericórdia em favor de todos nós.

    3- 21 muito acima de qualquer principado, autoridade, poder, e sabedoria, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro.

    5- Se dedicar mais em fazer a Leiruta Orante.

    ResponderExcluir
  18. 1_Que pertenço a uma comunidade de fé,onde suplico a Deus através do Espírito santo para me dar um coração puro e repleto de sabedoria. 2Que a Deus Nosso Senhor é a quem pertence glória e nos chamou para entender como é rica e gloriosa a herança destinada a seu povo.E para compreender o grandioso poder com que ele age em favor dos que acreditam. 3_ V 23 A qual é seu corpo a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas. 4_Meditar com amor a palavra de Deus, seguir seus mandamentos e praticar as orações.

    ResponderExcluir
  19. 1- O que esta leitura diz para mim?
    R: devemos crer em Jesus Cristo, e buscar a nossa missão aqui na a Terra, seguindo os passos de Jesus.
    2. O que Deus fala por meio deste texto?
    R: A força de Jesus em nós, nos liberta.

    3. Qual versículo me chamou mais a atenção?
    R: Por isso, desde de que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me sempre de vós, em minhas orações,

    4. O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    R: Pedir sempre a sabedoria divina para entender o que o que não aceitamos.

    5- O que essa Palavra nos faz dizer a Deus?
    R: Senhor usa-me como seu instrumento para levar a palavra aos seus.

    ResponderExcluir
  20. 1) A partir do dom da Sabedoria, conhecemos e temos uma experiência profunda com nosso Senhor Jesus Cristo desta forma entenderemos tudo o que ele nos pede .
    2)Quando abraçamos a fé, Deus age com seu poder infinito dentro de nós e com o dom da Sabedoria somos guiados e iluminados a sermos instrumentos de seu amor transformador.
    3)20: Está força Deus a exerceu no Cristo ressuscitando-o dos mortos e o fazendo -o sentar-se à sua direita , nos céus.
    4) Através da Sabedoria de Deus,desejo imensamente ter a cada dia uma profunda experiência com Deus através da leitura orante da Palavra .
    5)Oh Deus ,que sua suprema grandeza nos conceda o dom da Sabedoria para que, saibamos fazer sua vontade !!

    ResponderExcluir
  21. 1- Nos ensina como a gratidão em Cristo nos ajuda a ter uma maior fé Nele e com essa fé nos tornamos seres esperançosos no Senhor;
    2- Que quando esperamos em Deus de todo coração, a graça vem abundante juntamente com uma união cada vez mais forte com o Senhor;
    3- 18 "que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos...";
    4- Desenvolver mais o hábito de me abandonar no Senhor sem medo de algo dar errado, pois tudo o que está em Suas mãos é moldado com perfeição;
    5- Senhor daí me a força e a coragem para seguir em teus caminhos, a caridade e humildade para realizar as obras que mandares que eu faça e a paciência para enfrentar as dificuldades e tentações mundanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividade descorrida por Pollyana Matos

      Excluir
    2. Diz que Deus se manifesta em Jesus Cristo e nos dá sabedoria para conhecer Deus em sua plenitude para compreender para que somos chamados Enos da sabedoria .o o que Deus fala por meio do texto. Ele nos dia que a ele pertence a glória e como e rico e glorioso a herança destinada a nós porque ele nos ama somos seus filhos amados somos seu povo e está sempre agindo em nosso favor se acreditamos o versículo que me chamou minha atenção foi o 18 que teremos que sempre pedir para o Espírito Santo que ilumine os olhos de nossa mente para compreender a grandeza de Deus em nossa vida e como e rica e gloriosas herança destinada a nós seu povo. O que preciso mudar a forma de fazer as leituras bíblicas fazer sempre leituras orante porque toca o coração e a mente e Deus que fala e o Espírito Santo que age

      Excluir
  22. 1-) O que esta leitura diz para mim?
    A leitura diz que somos agraciados pela sabedoria, da compreensão e tb por nos deixar abrirmos nosso coração e nossa cabeça para a palavra de Deus...e que a partir desse momento enxergamos como é divino e resplandecente qdo nos entregamos de corpo e alma a nossa fé em Cristo.

    2-) O que Deus fala por meio desse texto?
    Deus nos revela quão grande é seu poder sobre nós e sobre a terra, pois ele nos deu seu filho amado para nos ensinar a sua palavra e tb para nos redimir de nossos pecados...mas qdo chegou a hora ele trofilho para perto dele seu filho amado Jesus nos deixando a sua mensagem só ele que dá a vida e só ele sabe qdo é a hora para tudo...ou seja, da vida e da morte.

    3-) Qual versículo me chamou mais a atenção?
    O versículo que me chamou mais atenção foi o 17- que diz ( Rogo a Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele.)

    4-) O que preciso mudar em minha vida a partir dessa leitura?
    Eu preciso mudar o meu olhar de ver as coisas...tenho que enxergar com os olhos de Deus e não dos homens...infelizmente somos falhos, mas sempre temos que nos policiar e tentar ser melhor a cada dia.

    ResponderExcluir
  23. Maria José Soares da Silva Ribeiro
    O que esta leitura diz para mim
    Somos guiados pela Fé que temos em Nosso Senhor Jesus Cristo e vistos pelo nosso testemunho de Fé

    O que Deus fala por meio deste texto?
    Ele nos fala da prática do Amor e do Espírito de Sabedoria é um conhecimento próximo do Amor de Deus

    Qual versículo me chamou mais atenção?
    Versículos 15 e 16 A alegria de viver e movidos por um Amor tão grande Jesus nos aponta caminhos a ser seguido .

    O que preciso mudar em minha vida a partir desta leitura?
    É preciso ter firmeza, agradecer a Deus por tudo, a cada instante ,a vida por tudo os benefícios que nos dais e pode responder a cada o chamado de Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.