TRABALHO E PRESENÇA - MÓDULO 2 - BIBLIA 3: Livros históricos, sapienciais e proféticos (Sra. Gisele Mascarello) - Responder até 19h00 do dia 27 de maio de 2021



👉CLIK AQUI PRESENÇA E TRABALHO👈


👉CLIK AQUI E VEJA AULA👈


👉TEXTO DA AULA PDF👈



 


O livro de provérbios contém muitas afirmações breves, porém de grande sabedoria, sobre como levar uma vida pautada nos princípios divinos.

A sabedoria contida no livro de provérbios abrange praticamente todos os aspectosda vida. Os provérbios abordam tanto pecularidadesda natureza humana quanto a conduta básica de uma pessoa íntegra e o relacionamento adequado entre o homem e Deus.

Encontramos em provérbios passagens simples, bem-humoradas, profundas e belas.

Exemplo:

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. Pv 31,10

 

O livro de Salmos é uma fonte de inspiração para a adoração desde a antiguidade e continua a ser muito usado no louvor e no estudo tanto por judeus como cristãos.

Como uma coleção de hinos, súplicas e louvores poéticos da antiga Israel, o livro de Salmos pode tocar as pessoas há adorar ao Senhor, pedir sua libertação, agradecer.

Principal Missão Profeta:

  • Denunciar as injustiças (opressão sobre o povo, trazer a consciência).
  • Anunciar as Palavras de Deus (Esperança, encorajamento aos que sofrem).

Mensagem do Profeta:

  • O ponto de partida da vocação profética está numa profunda experiência de Deus.
  • O profeta faz uma leitura dos sinais dos tempos, por isso é que muitas vezes sua mensagem se centra no âmbito social e político.
  • Denunciam os erros do povo e das autoridades: Idolatria, misticismo, ritualismo, culto vazio, falsos profetas, sacerdotes infiéis, pecados da monarquia, imoralidade dos comerciantes...

Exigência de conversão

Denunciava as injustiças, para mudar o sistema social, a fim de que o julgamento de Deus não recaia sobre o povo.

Esse tema é predominante nos profetas que exercem sua atividade antes do exílio da Babilônia.

Cobra a justiça e leva a esperança ao povo oprimido.

 

 

 

 

Desafio Voz Conhecer

1-   Escreva um provérbio, uma frase curta, sentenças que ajudam a compreender e a encontrar saídas nas diversas situações da vida.

2-   Escreva o seu salmo, algo que reflita a sua experiência com Deus.

3-   Você sendo um  profeta de Deus, o que você denunciaria sobre as injustiças do mundo?

4-   Como seria o seu chamado a conversão?

5-   Quais Palavras de Esperança você anunciaria ao povo?

 

 

 

Desafio Voz Conhecer:  Escolha um dos seus textos e poste em suas redes (provérbio, salmo ou mensagem profética) e marque a @vozconhecer que vou repostar.

 

Esse exercício vai lhe trazer experiencias com Deus, faça pelo seu amadurecimento na fé.

 

 

Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor , e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.  Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão.

Provérbios 2,1-11

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020