Encontro de Catequese em Família -14 a 20 de Março de 2021 - ECUMENISMO E DIÁLOGO

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

 Encontro de Catequese em Família

14 a 20 de Março de 2021  

ACOLHIDA:  Retomando a nossa caminhada catequética “on line”, sintam-se acolhidos queridos(as) catequizandos(as), um carinho especial aos familiares que realizam juntos este encontro. Neste tempo quaresmal, somos convidados a viver e testemunhar a nossa fé em Jesus Cristo e na sua Igreja, para isso precisamos ouvir a sua voz com atenção....

Tema: ECUMENISMO E DIÁLOGO

Música:  Canção Ecumênica https://www.youtube.com/watch?v=FlHzsm0X4cM 

Objetivo:  Compreender que o diálogo ecumênico deve ser fraterno, para que entre as igrejas cristãs haja respeito nas diferenças, vivendo a unidade no amor e no seguimento a Jesus Cristo e seu Evangelho”.

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa: a Bíblia, uma vela acesa, uma cruz, fotos da família, recorte de revistas de pessoas conversando.
  • Vamos nos reunir em torno da mesa já preparada para este encontro, vamos silenciando o nosso ambiente e o nosso coração, aquietando o corpo e a mente.
  • Peçamos perdão a Deus, aos nossos irmãos e perdoemos a quem nos ofendeu.
Reúna a família e assista o vídeo

ORAÇÃO INICIAL:

Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo. Amém

De mãos dadas rezemos a oração que Jesus nos ensinou.

PAI NOSSO...

Reflexão sobre o tema de hoje:

  • O tema de hoje, Ecumenismo e Diálogo, está dentro do tema da campanha da fraternidade deste ano.
  • Mas, o que é Ecumenismo? É um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação mútua.
  • O Dialogo Ecumênico acontece entre as Igrejas Cristãs que tem no Evangelho e na fé em Jesus Cristo a base fundamental de sua concepção religiosa.
  • Deve acontecer entre essas igrejas um diálogo fraterno e um relacionamento de respeito entre aqueles que acreditam em Jesus Cristo e seguem o seu evangelho, embora rezem de forma diferente e tenham doutrinas específicas, devem viver a unidade respeitando e valorizando o seu semelhante.
  • Mas este diálogo deve existir dentro de cada igreja, na família, comunidade, escola e no trabalho.
  • Como eu estou colocando em prática este diálogo? Na família, escola, igreja e comunidade?
  • Com o coração sereno vamos pedir as luzes do Espírito Santo de amor, deixando Ele encher o nosso coração para acolhermos a Palavra de Salvação...

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS 

(LEITURA ORANTE)

 “A Bíblia é a palavra de Deus que devemos seguir, a vela é a luz, Jesus luz do mundo que nos ilumina para que possamos viver o amor o respeito e o diálogo na diversidade”.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 3, 14-21 

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele creem tenham a vida eterna. Pois Deus amou  tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que manifeste que suas ações são realizadas em Deus. Palavra da salvação. As: Glória a vós, Senhor! 

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

No Evangelho de hoje João nos mostra que, por amor, Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele. Somos convidados a olhar para Jesus, luz do mundo, e aprender com Ele a lição do amor absoluto, percorrendo a seu exemplo o caminho da entrega e do compromisso com a vida. Esse é o caminho da salvação, da vida plena que Jesus veio trazer.

É por isso, que na Campanha da Fraternidade deste ano, a Igreja nos mostra o caminho do diálogo e da fraternidade que é a grande proposta de Jesus. Como cristãos somos todos filhos de Deus e irmãos de Jesus, mesmo com outras formas de fazer o Rito ou Culto religioso... Assim, estamos falando de ecumenismo....

  • O ecumenismo é uma atitude de vida. É a arte de conviver, não só com a família, os vizinhos e a comunidade de fé, mas com a humanidade inteira, sem divisões. Vossa vocação é viver no dia-a-dia a reconciliação com Deus e a criação começada por Jesus ( Ef 1,9-10).
O ecumenismo que a Igreja espera de nós é, entre outras coisas possamos:

  • Dialogar com tradições diferentes da mesma religião cristã, com respeito e postura fraterna;
  • Reconhecer e respeitar a diversidade no modo de ser das várias Igrejas, sem com isso enfraquecer nossa identidade católica;
  • Destacar o essencial da nossa fé em Jesus, o que ele viveu e anunciou, o que ele espera de seus seguidores em geral;
  • Reconhecer a ação do Espírito Santo, que sopra onde quer;
  • Trabalhar unidos, quando for possível, na construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
  • Criar laços de amizade que favoreçam o diálogo, permitam mútuo aprendizado no essencial e ajudam a superar as feridas da separação;

Temos quatro campos em que somos chamados a crescer no Ecumenismo:

  • Nas relações fraternas da vida: sabendo lidar com amigos, parentes e vizinhos de outras Igrejas;
  • Na ação conjunta a serviço do bem: participando juntos de ações de socorro aos necessitados
  • Na oração que podemos fazer juntos: além de possíveis encontros ocasionais, temos até ocasiões especiais para isso como, por exemplo: Natal, Dia de Ação de Graças, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, datas especiais a serem comemoradas com celebrações ecumênicas em locais onde há pluralidade de denominações cristãs...
  • Na reflexão sobre a Palavra de Deus: pessoas bem preparadas em várias Igrejas, capazes de ler a Bíblia sem fundamentalismos que deturpam a mensagem, podem aprofundar de modo interessante nossa compreensão da Escritura. Refletindo juntos vamos criando boas relações e até vamos aprender a reconhecer as diferenças sem que se transformem em motivo de separação.

Essa capacidade de diálogo é um aspecto importante da nossa identidade católica. E a catequese é um espaço privilegiado para cultivar uma espiritualidade que combine com o que a nossa Igreja nos pede, respeitando o outro sem deixar de lado a alegria de termos recebido em Jesus a revelação mais completa.

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA :

Em silêncio cada um reflita:

  • Deus enviou seu filho ao mundo para salvar a humanidade, mas os homens não acreditaram em seus ensinamentos e mataram Jesus... O que eu estou fazendo hoje para agradecer a Jesus que morreu por mim para me salvar?

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA

  • Participar da Celebração Dominical através dos meios de comunicação, preferencialmente a Celebração da sua Paróquia;
  • Em família escolher uma atitude de diálogo entre a família e escrever num coração e depois colocar em um lugar visível.
  • Ser grato a Deus, agradecendo o dom da vida e as graças recebidas, todos os dias;Tirar uma foto da família reunida para este encontro e enviar para seu(sua) catequista. (todas as etapas).

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Tirar uma foto da família reunida para este encontro também tirar uma foto do coração com uma atitude de diálogo e enviar para seu(sua) catequista. (todas as etapas).

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA

Agradeçamos a Deus o dom da vida e todas as graças recebidas. Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2021

Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade,
em especial, aos mais pobres e fragilizados,
a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor
e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças,
caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.