Encontro catequético em Família - 21 a 27 de Março - CF 2021: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO


Encontro em Família da Campanha da Fraternidade 2021

21 a 27 de Março de 2021

ACOLHIDA: Começando mais um encontro da nossa caminhada catequética “online”, sintam-se muito bem acolhidos queridos(as) catequizandos(as), um carinho especial aos familiares que realizam juntos este encontro. Neste tempo quaresmal, somos convidados a viver e testemunhar a nossa fé em Jesus Cristo e na sua Igreja, para isso precisamos ouvir a sua voz com muita atenção, apesar dos barulhos da nossa vida dificultarem essa tarefa, vamos juntos como irmãos e comunidade dar esse passo...

 

TEMA: 
“Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”

MÚSICA: “Hino da Campanha da Fraternidadehttps://youtu.be/I2xfIWNSQb8

OBJETIVO: “Compreender o que a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 nos propõe, pois pelo sacramento do Batismo em Jesus Cristo, Deus nos faz todos irmãos, mesmo com ritos e preceitos em diferentes formas de profissões de fé.”

AMBIENTAÇÃO:

  • Organizar o ambiente colocando sobre a mesa, a Bíblia, uma vela e a cruz;
  • Fotos da família e se possível foto do cartaz da Campanha da Fraternidade 2021;
  • Vamos nos reunir em torno da mesa preparada para este encontro, já silenciando o máximo possível o ambiente e o nosso coração, aquietando tanto corpo quanto a mente.

Em união com a família assista o vídeo



PREPARANDO-SE PARA O ENCONTRO:

  • Peçamos perdão a Deus e aos irmãos por nossas ofensas e perdoemos a quem nos ofendeu....
  • Abrindo nosso coração para as palavras de Deus hoje, repitamos em nosso interior: “Senhor aqui estou e quero lhe ouvir”
  • Com o coração sereno vamos pedir a presença do Espírito Santo...
  • Vem Espírito Santo de Amor e enche o nosso coração para acolhermos a Palavra de Jesus!

ORAÇÃO INICIAL:

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!

Reflexão sobre o tema de hoje:

Você acredita que é possível sonhar juntos com um mundo de paz, alegria e diálogo na diversidade? Como?

  • Uma das formas é se unir a tantos cristãos e cristãs que sonham com um mundo onde há possibilidade de fraternidade iniciando uma caminhada de diálogo;
  • A proposta da CF 2021 é um apelo de unidade entre todos os cristãos e cristãs, que professam a fé em Jesus Cristo, colocando em comum os dons e caminhando lado a lado para garantir mais vida para todos;
  • Seu tema este ano é: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” enquanto seu lema é: “Cristo é nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. (Ef 2, 14a)
  • Façamos que esta campanha, como as anteriores, produza muitos frutos de tolerância, respeito, cooperação e de ajuda alheia, para que a vida seja sempre mais cuidada e construída em comunidade;
  • O que todas as Campanhas da Fraternidade têm em comum é uma evangelização no diálogo com base no testemunho, pois vivemos hoje uma grande diversidade no modo de assumir a fé e de viver no cotidiano, o que nos faz irmãos, é o Evangelho e o amor de Deus por nós;
  • Nesta Quaresma Deus nos convida a crescer na força do diálogo, nos chamando a abertura, acolhida, escuta, compreensão e discernimento, o diálogo é um compromisso de amor e um instrumento da Paz;
  • O ato de dialogar tem muita base na ação de acolher e escutar, e partindo dessas duas ações criamos um mundo mais justo e seguro, quanto mais recebemos e ouvimos nossos irmãos, independentemente de qualquer escolha sua, mais abrimos caminhos para Cristo agir em nós e as pessoas ao nosso redor.
  • Olhando a imagem da CF deste ano observamos as diferenças das pessoas nela exibidas, que conseguem conviver em unidade fazendo uma ciranda juntos e dessa união caminham para o mesmo lugar, caminham em busca do Pai por meio de Jesus e vão em direção a Deus.

REZANDO COM A PALAVRA:

Nos preparemos para ouvirmos a Leitura Bíblica de Efésios 2, 13-18 que inspira a Campanha da Fraternidade deste ano, e assim entendermos o que Jesus Cristo quer de nós e em que esta campanha nos ajuda a fazermos de fato a vontade de Deus...

Leitura da Carta de São Paulo a Efésios 2, 13-18

"Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo. Porque é ele a nossa paz, ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro de inimizade que os separava, abolindo na própria carne a Lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dosdois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz, e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz também àqueles que estavam perto, porquanto é por ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo espírito." Palavra do Senhor! Graças a Deus!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

Cristo é o centro de tudo, o início e o fim, é a Ele que devemos nossas orações e devoções, e partindo disso, podemos perceber que pelo Batismo recebemos um sinal de Deus, que confirmado pela centralidade de Jesus e sua entrega a cruz nos deixa dignos e prontos para receber a promessa de Deus, isto é, a filiação Divina. Por meio da cruz Jesus definiu a aliança de Deus conosco, foi através do seu sacrifício que nós fomos salvos e recebidos pelo Pai na vida eterna. Jesus não veio abolir as leis que foram dadas mais torná-las verdadeiramente seguidas, vividas e ouvidas. Seguir os mandamentos não é apenas cumprir leis e deveres católicos, mas sim estar mais perto de Deus pela ponte que é Jesus e seus ensinamentos.

Jesus não está parado em apenas um lugar esperando nós irmos ao seu encontro, mas é Ele que vem ao nosso encontro e nos trás a paz e o amor, usando nossos irmãos na comunidade para fazer-se presente em nossa vida. Cristo não favorece o ódio, o rancor e as divisões sociais, pelo contrário, Ele vem nos mostrar um jeito diferente, novo e maravilhoso de fazer as coisas.

Jesus Cristo vem nos mostrar o jeito de Deus, onde iluminados pelo Espírito Santo buscamos sempre o amor, a paz, a união, o respeito e a igualdade, sem mortes, sem uma vida de aparências ou outros erros humanos e principalmente sem orgulho e sentimentos de superioridade. Cristo vem nos mostrar que Ele é o caminho, a verdade e a vida.

É por Jesus que somos todos irmãos e iguais, unicamente por sua doação a todos nós, seja os que estão perto Dele ou os que estão longe, como podemos ver na leitura, Cristo faz de todos nós, indiferente de qualquer opção ou escolha, irmãos e devido a isso é necessário aprender a amar mais e julgar menos, acolher mais e odiar menos. Nunca nos esqueçamos que é do ser cristão, ser inteiramente e totalmente de Cristo, onde o diálogo e a comunidade se forma, cresce e se mantém unida.

Agora, vamos juntos ler mais uma vez nossa leitura e depois de ler e refletir sobre essa pensamos: o que eu tenho a dizer ao Senhor?

ü  Faça-se um momento de silencio e cada um expõem o que a leitura de hoje mais lhe ensinou ou tocou...

ATIVIDADES COM A FAMÍLIA 

Com base em tudo que estudamos e refletimos hoje, cada um pense no seu interior suas ações:

  • De que modo estou lidando com as diferenças no meu dia a dia?
  • Qual a forma que estou escolhendo para ajudar, acolher e dialogar mais com meus irmãos que tem tantos pensamentos diferentes dos meus?
  • Estou respeitando nossas individualidades e convivendo em paz e harmonia como Jesus, com tanto amor e carinho me pediu?
  • Escolher um dos versículos da leitura de hoje, aquele que em conjunto a família decidir que foi o mais bonito, e escrever em uma folha qual foi o escolhido.

 COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA: 

  • Participar da Celebração Dominical através dos meios de comunicação, preferencialmente a Celebração da sua Paróquia;
  • Refletir sobre a atitude de diálogo que em família foi escrita e assumida no coração, em nosso encontro passado, e observar se conseguimos ou não a cumprir de forma correta.
  • Refletir juntos sobre o que significa a palavra diálogo.
  • Pensar em meios de levar as atitudes que Jesus tanto pede a seus discípulos, a do diálogo e do amor, como podemos fazer para que essas duas palavrinhas e seus significados saiam de casa para meu trabalho, minha escola, e demais ambientes que frequento e efetivamente aumentando o diálogo nos lugares que vamos.

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Tirar uma foto em família desse momento, mostrando o versículo escolhido da nossa leitura de hoje e enviar ao catequista.

ORAÇÃO FINAL:

Pela paz e prosperidade entre todos os cristãos, rezemos juntos:

Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2021

Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade,
em especial, aos mais pobres e fragilizados,
a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor
e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças,
caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.