VI ETAPA - 9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 15 a 21 de novembro de 2020

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA


VI ETAPA

9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão

15 a 21 de novembro de 2020

 

Tema:RITOS DA CELEBRAÇÃO DA CRISMA – SÍMBOLOS E GESTOS”

Música: Ó Senhor tu me ungiste na fronte

https://www.youtube.com/watch?v=T5z6KzbhdUM

Objetivo: Ampliar a compreensão do Sacramento da Confirmação a partir dos gestos, símbolos e do Rito da Confirmação.

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa com uma toalha vermelha (se possível), os símbolos sugeridos: Bíblia, vela, flores, um recipiente com óleo e um vidro com perfume. 
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Reúna a família e assista os vídeos

ORAÇÃO INICIAL:

Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

  • Vamos continuar em oração colocando diante de Deus a nossa vida...(deixar alguns segundos em silêncio para essa introspecção).
  • Vamos relembrar o que falamos no encontro passado? Vocês lembram que falamos sobre o Sacramento da Confirmação? Qual o outro nome que damos ao Sacramento da Confirmação? O que recebemos no dia da Crisma?

Não precisamos ver o perfume para saber que ele existe e está presente quando sentimos seu cheiro, sua fragrância. Assim também é o Espírito Santo. Ele existe, atua em nossa vida e não o vemos. É pelo Sacramento da Confirmação que se produz em nós a graça que nos comunica a ação do Espírito Santo. Na Bíblia a obra do Espírito Santo é descrita por símbolos e gestos.

Hoje vamos falar sobre gestos da Confirmação... O Sacramento da Confirmação imprime no cristão a pertença total à Igreja que desde o Batismo o faz plenamente filho de Deus. Os gestos e símbolos usados nesse sacramento expressam a força do Espírito Santo – que é concedida aos que o recebem – para que possam agir contra o egoísmo, o preconceito e todas as formas de opressão que ferem a dignidade da vida. Assim, o cristão ao receber o Espírito Santo, é fortalecido para colocar-se a serviço do seu próximo.

  • Na Crisma vou receber o Espírito Santo que nos dá força para sermos testemunhas de Jesus. Como estou me preparando para ser testemunha de Cristo?
  • Quero ser perfume de Cristo em minha comunidade?
  • Peçamos o Espírito Santo, para fazermos bem, a leitura orante da Palavra de Deus.

Rezar: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém.

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE)

2Cor 2, 14-17

"14.Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar. 15.Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. 16.Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte; para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida. E qual o homem capaz de uma tal obra? 17.É que, de fato, não somos, como tantos outros, falsificadores da Palavra de Deus. Mas é na sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus." Palavra do Senhor. Graças a Deus!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

Deus gosta de perfume, pois perfumou a natureza nos oferecendo nas flores, nas árvores diferentes fragrâncias... Também Jesus foi perfumado no nascer com a mirra, e na morte com o nardo. Por isso, somos convidados a “exalar o bom odor de Cristo” a todos.

  • O texto nos diz “Somos para Deus o perfume de Cristo” o que isso significa?
  • Quando sentimos o bom odor de Cristo?
  • O que reflete o bom cheiro de Cristo?
  • Quando é que detectamos um cristão verdadeiro exalando o cheiro de Cristo?

REFLEXÃO:

Renascidos pelo Batismo e confirmados pela Crisma, recebemos o Espírito Santo e por amor a Jesus Cristo nos tornemos suas testemunhas. O crismado exala o perfume de Cristo, vivendo como ungidos, ou seja, enviados de Deus. Através da celebração da Crisma a tarefa missionária se abre às comunidades como aconteceu em pentecostes.

ü  Estou disposto a exalar o perfume de Cristo em minha comunidade?

Vamos conhecer alguns gestos que ocorrem durante a Celebração do Sacramento da Crisma, dentro da Celebração da Missa... Na Liturgia, o Sacramento da Crisma é administrado logo após a profissão de fé. São realizados dois gestos que constituem o Ritual da Confirmação: a imposição das mãos e a unção com óleo.  

ü  Primeiramente, o Bispo impõe as mãos sobre os crismandos e faz a invocação do Espírito Santo.

ü  O segundo gesto sacramental é a unção com o óleo consagrado, chamado de “óleo do crisma”, símbolo da escolha preferencial divina, de força e de alegria.

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA

Agora é com vocês:

  • Pegue o livro Crescer em Comunhão, na página 109, leia a introdução ao encontro e converse com seus familiares sobre os símbolos e gestos da Confirmação.
  • Com a ajuda de seus pais ou responsáveis, faça os exercícios das páginas 110 a 112. Bom encontro, crescendo em comunhão com Cristo em Família.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA

Não esqueça de participar da Missa ou Celebração da Palavra na sua comunidade.

A atividade da página 112 sugere que você registre o que você fará para exalar mais e mais o perfume de Cristo. Registre e ilustre suas ações. 

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

ü  Para enviar ao seu catequista realize a atividade da página 112 com ações que você pode realizar em sua comunidade. Tire uma foto e mande ao catequista pelo whatts.

ORAÇÃO FINAL  DA FAMÍLIA EM CASA

De mãos dadas, rezemos juntos, pedindo a unção do Espírito Santo na página 112.

CONCLUSÃO: Terminar o encontro pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020