V ETAPA - 9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 15 a 21 de novembro de 2020

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU 

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA


V ETAPA

9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão

15 a 21 de novembro de 2020 

Tema: “Creio Senhor, mas aumentai minha fé’”

Música: Creio em Deus Pai https://www.youtube.com/watch?v=_8zIFOmyOSA

Objetivo: Compreender a fé como adesão ao mistério de Jesus que, com toda a sua vida, revela o rosto amoroso do Pai e a força do Espírito Santo.

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa com uma toalha vermelha (se possível), os símbolos sugeridos: Bíblia, vela, flores, a oração do Creio escrita numa folha de papel para o catequizando (enrolar em forma de canudo ou num envelope).
  • Um mural com fotos ou gravuras da Santíssima Trindade e próximo a mesma a frase: CREIO, SENHOR, MAS AUMENTAI MINHA FÉ!
  • Algum lanche e suco para partilhar no final.
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Reúna a família e assista o vídeo 

ORAÇÃO INICIAL:

Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

  • Vamos continuar em oração colocando diante de Deus a nossa vida... (deixar alguns segundos em silêncio para essa introspecção)
  • Vamos relembrar o que falamos no encontro passado? Vocês lembram que falamos sobre o sentimento de pertencer à comunidade para participar dela com responsabilidade e compromisso? A verdadeira felicidade está na vida em comunidade.

Hoje vamos realizar a celebração da fé. Ser católico é crer em Deus Pai, Filho e Espírito Santo a quem nos referimos como a Santíssima Trindade: o Pai a quem nos referimos como Criador, pois criou tudo o que existe. Ao Filho como Redentor, pois por sua morte e ressurreição fomos resgatados do pecado e de todo mal. Ao Espírito Santo nos referimos como Santificador, pois Ele constrói, anima e santifica a Igreja.    

Rezar: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém.

1.  ACOLHIDA

Nesta celebração vamos refletir e compreender o Credo, que traduz, para nós cristãos católicos, as verdades da nossa fé. No início da Igreja, a fé era professada pelo batismo, publicamente. Hoje, é o padre que no dia do batismo pergunta aos pais o que desejam para seu filho e eles respondem a “Fé”. E, na Crisma, é o Bispo que se dirige ao crismando e faz a mesma pergunta, e cada um dá sua resposta a Deus, rezando a profissão de Fé, o Creio.

“A fé é um ato pessoal, portanto, a resposta da pessoa é livre à iniciativa de Deus que se revela” (CIC 166). Isso significa aceitar Deus na vida como única verdade. Por esta razão, cada cristão diz: eu creio! Eu creio: esta é a fé recebida e professada por ocasião do Batismo, e assumida no dia a dia. Nós cremos: esta é a fé da Igreja, professada pela assembleia litúrgica, por todos os que receberam a fé e a vida nova em Cristo pelo Batismo.

Todos: Creio, Senhor, mas aumentai minha fé. 

2.  ATO PENITENCIAL

Vamos examinar nossa vida para perceber nossa falta de fé. Confiando na misericórdia de Deus, peçamos perdão ao Senhor, respondendo após cada pedido.

Todos: Senhor, tende piedade de nós.

1. Pelas vezes que não professamos com firmeza nossa fé. Todos: Senhor, tende piedade de nós.

2. Pelas vezes que não assumimos nosso Batismo. Todos: Senhor, tende piedade de nós.

3. Pelas vezes que ficamos com preguiça de rezar e ir à missa para fortalecer a nossa fé. Todos: Senhor, tende piedade de nós.

4. Pelas vezes que não testemunhei publicamente minha fé.Todos: Senhor, tende piedade de nós.

Que Deus todo-poderoso perdoe nossa falta de fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Todos: Amém.

3. PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA

A leitura bíblica nos diz que Deus garante que, se nós tivermos fé, não é preciso ter medo diante das dificuldades da vida.

Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses

Fl 1, 27-30

27.Cumpre, somente, que vos mostreis em vosso proceder dignos do Evangelho de Cristo. Quer eu vá ter convosco, quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, lutando unanimemente pela fé do Evangelho, 28.sem vos deixardes intimidar em nada pelos vossos adversários. Isso para eles é motivo de perdição; para vós outros, de salvação. E é a vontade de Deus, 29.porque a vós vos é dado não somente crer em Cristo, mas ainda por ele sofrer. 30.Sustentais o mesmo combate que me tendes visto travar e no qual sabeis que eu continuo agora. Palavra do Senhor.


REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA:

  • Quais são as frases do texto proclamado que mais chamam sua atenção?
  • Vamos refletir sobre isso?

ORAÇÃO

O Credo termina com a palavra Amém! Ela exprime a fidelidade de Deus para conosco e a nossa confiança nele. Crer é dizer amém às palavras, às promessas, à revelação de Deus. É confiar totalmente naquele que é o amém do infinito amor e da perfeita fidelidade, Jesus Cristo, e do Espírito Santo que com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória.

1. A maior prova de que realmente somos filhos de Deus Pai e irmãos entre nós é vivenciar a fraternidade e acreditar na paternidade de Deus Pai e Criador. Todos: Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.

2. Nós, cristãos, somos seguidores de Jesus Cristo e a Ele professamos nossa fé e nosso amor. Todos: Creio que Ele é o centro de nossa fé e de nossa vida.

3. Todos os batizados serão missionários à medida que se entregaram à ação do Espírito Santo. Todos: Creio que o Espírito Santo repousa sobre mim.

ENTREGA DO CREIO

Desde os tempos antigos, a Igreja faz uma celebração especial para entregar este resumo de nossa fé e de nossa oração, aos que estão se preparando para receber o sacramento da Crisma. Vocês vão receber e rezar as palavras que resumem toda nossa fé. Por elas seremos salvos. São poucas, mas contêm grande mistério. Recebam e guardem essas palavras com pureza de coração (os pais entregam a oração do Creio a seus filhos).

Vamos professar a nossa fé, rezando:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA 

Agora é com vocês:

  • Escolham um dia da semana para rezar o terço pedindo a Deus a graça de todos se manterem firmes na fé.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Não esqueça de participar da missa ou culto na sua comunidade.
  • Realizar a oração do terço conforme combinado.

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA 

Com as mãos estendidas queremos encerrar este momento orante com a benção. 

Ó Deus, que sois o autor da vida e criador de todas as coisas, e quisestes que seu Filho Jesus nascesse da Virgem Maria, e que por obra do Espírito Santo nos sentíssemos animados para levar adiante o nome de seu Filho, nos abençoe, nos guarde e nos conduza à vida eterna. Amém.

Canto: Creio, Senhor, mas aumentai minha fé...

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

ü  Durante o momento de entrega do CREIO, peça a alguém que tire uma foto. Envie esta foto ao catequista pelo WhatsApp

CONCLUSÃO: Terminar o encontro pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020