Encontro de Catequese em Família - Páscoa - 04 a 10 de Abril de 2021

          DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA


Encontro de Catequese em Família

Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo

04 a 10 de abril de 2021

 

TEMA: A Páscoa de   Jesus Cristo
MUSICA: “Celebremos nossa Páscoa” https://www.youtube.com/watch?v=HP11pCoaKOQ

OBJETIVO GERAL: “Celebrar a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, e com Ele passar da morte para a vida, vencendo o pecado e fazendo acontecer uma vida de Paz e de alegria em cada família”.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Organizar o ambiente colocando sobre a mesa, uma toalha branca, a Bíblia, flores, vela grande (se possível)  e um alimento (pão, bolo, ovos de chocolate, frutas, etc... algo que a família tiver...) para ser partilhado no final;

Em família assista o vídeo:




PREPARANDO-SE PARA O ENCONTRO

Ø  Nos reunamos em torno da mesa já preparada para este encontro e vamos silenciando o ambiente e o nosso coração, aquietando o corpo e a mente.... 

Acolhida: Na alegria da ressurreição do Senhor, acolhemos a todos para este encontro. Que a reflexão da Palavra de Deus, que hoje nos é proposta, nos ajude a entender que uma vida doada aos irmãos, como Jesus fez, é uma abertura para a plenitude de vida em Deus. Iniciemos nosso encontro traçando em nós o Sinal da Cruz:  

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Pascoa significa passagem; passagem da morte para a vida. Jesus Ressuscitou.

Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!

A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Jesus está vivo em nosso meio.

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS:

Rezar o texto do Evangelho de João 20, 1 – 18

Vamos pedir ao Senhor que nos envie o Seu Santo Espírito, para que possamos compreender a Palavra que nos será anunciada, cantando ou rezando:

“Envia teu Espírito, Senhor e renova a face da terra” (bis).

Evangelho de João 20, 1 - 18

"1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi até ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.” 3Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. 5Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. 6Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão 7e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. 8Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura que diz: “Ele deve ressuscitar dos mortos”. 10Os discípulos, então, voltaram para casa. 11Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. 13Então os anjos perguntara: “Mulher, por que você está chorando?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram” 14Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. 15E Jesus perguntou: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: “Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei busca-lo”. 16Então Jesus disse: “Maria”. Ela virou-se e exclamou em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segure, porque ainda voltarei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: “Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês”. 18Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor”. E contou o que Jesus tinha dito. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!


MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

  • Do que fala o Evangelho?
  • O que o Senhor me diz neste texto do Evangelho? 
  • E agora, o que eu tenho a dizer ao Senhor?

Para entendermos melhor este evangelho de Jesus, vamos repetir algumas palavras importantes e saber o seu significado:

Para celebrarmos bem a Páscoa é necessário entendermos bem os símbolos que usamos; é sermos criativos pedindo ao Espírito Santo que grave em nossos corações a graça e o verdadeiro sentido dos Símbolos Pascais.

Para isso, vamos tentar significar estes símbolos e torna-los sagrados para nós:

  • O Círio Pascal: Representa o Cristo Ressuscitado, que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. O Círio Pascal é uma vela especial, maior que todas, que é acesa no sábado de Aleluia, permanece com a chama acesa por 50 dias e só é apagada no dia de Pentecostes. Ela também é acesa em celebrações especiais e sacramentais. Na vela pascal ficam gravadas as letras Alfa e Ômega, significando que Deus é o princípio e o fim. Os algarismos do ano vigente também ficam gravados no Círio Pascal.
  • Cruz: É um dos principais símbolos do cristianismo. Ela representa o sofrimento de Cristo, o lugar onde o “Redentor” foi crucificado, para nos salvar, mas assim como representa a morte do Filho de Deus, ela ainda mais representa a Ressurreição e a Vida.
  • Óleos Santos: Para os cristãos os óleos especiais simbolizam o Espírito Santo, aquele que dá força para manter-se firme nos propósitos divinos e são usados nas celebração dos sacramentos do Batismo, da Crisma, da Ordem e da Unção dos Enfermos;
  • Sino: Os sinos são instrumentos afixados no alto das igrejas, eles servem para anunciar as celebrações. Na Páscoa eles são usados para comemorar e anunciar a ressurreição de Cristo.

Animais Sagrados:

  • O Cordeiro: Na Páscoa da Antiga Aliança, era sacrificado um cordeiro. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
  • O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazidas a nós pela água do batismo, momento em que nascemos espiritualmente;
  • O Coelho: Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da Igreja, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da Graça da Ressurreição.

Alimentos Pascais:

  • O trigo e a uva que se transformam em pão e o vinho e que se transformarão em Corpo e Sangue de Cristo na Santa Missa e, por seu grande significado  traduzem, por excelência, o maior e mais importante Símbolo Pascal e de todos os cristãos pois se transforma no Corpo do próprio Cristo e assim permanece;
  • O ovo, aparentemente sem vida externa, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com a vida. Simboliza a Ressurreição.

Celebrar a Páscoa é renascer com Cristo ressuscitado, é passar da morte para a vida, é vencer o pecado e a morte. É também celebrar a vida com o sabor de um ovo de chocolate e mostrar ao mundo que o cristão precisa ser como o coelho: fecundo em virtudes, amor e santidade.

É arrumar uma ceia e acender uma vela para convidar os amigos e parentes para se iluminarem com a luz de nossa fé. Uma fé que nasce e renasce constantemente no seio de nossas famílias.

A Ressurreição e a Páscoa não são palavras para ser pensadas no futuro, como se fosse para o fim da vida. Devem ser vivenciadas nos dias de hoje, na vida concreta do cristão. Nelas está contida a mensagem de conversão constante, que começa já no cotidiano, no encontro pessoal com Jesus Cristo, já fazendo a experiência da ressurreição. Assim podemos dizer: Feliz Páscoa!

ATIVIDADES COM A FAMÍLIA EM CASA 

A Páscoa é uma das celebrações litúrgicas mais importantes do ano, pois é por meio dela que os cristãos reafirmam a fé na ressurreição de Jesus Cristo. Vivê-la em família é fundamental para que os filhos compreendam que ela vai muito além de chocolates, coelhinho e presentes. Por isso, é importante que os pais envolvam as crianças e os adolescentes na caminhada pascal, fazendo com que eles sintam, verdadeiramente, o amor por Cristo e pela Igreja.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Perdoar uma pessoa com quem brigou;
  • Rezar por um doente;
  • Ajudar quem precisa e rezar por alguém;
  • Ligar ou mandar uma mensagem de Feliz Páscoa para alguém da Família que está distante;

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Em seu caderno, escreva o que significa para você e sua família viver a Verdadeira Pascoa de Jesus Cristo, tire uma foto e mande para seu(sua) catequista.

ORAÇÃO FINAL:

Este é o tempo favorável para recomeçar, não podemos viver a Páscoa, sem  viver com intensidade a maior celebração cristã, a RESSURREIÇÃO. Jesus nos convida a renascer para uma vida de justiça, dizendo não a tudo que nos afasta da verdadeira VIDA em CRISTO.

Oração do Cristo Ressuscitado

Jesus ressuscitado, que destes a paz aos apóstolos, / Reunidos em oração, dizendo-lhes:

"A paz esteja convosco", / Concedei-nos também o dom da tua paz.

Defendei-nos do mal e de todas as formas / de violência que agitam a nossa sociedade,

Para que tenhamos uma vida digna, / humana e mais fraterna.

Ó Jesus, que morrestes e ressuscitastes por amor, / afastai de nossas família e da sociedade / todas as formas de desesperança e desânimo, / para que vivamos verdadeiramente como irmãos, / e sejamos portadores da vossa paz.

Volta a nós, para que sejamos renovados / por atitudes de ressurreição e alcancemos Graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor. Amém!

 

Vamos partilhar os nossos alimentos e juntos festejar a Páscoa, mais uma vez!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.