V ETAPA - 8º Encontro de Catequese em Família - 08 a 14 de Novembro de 2020
DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA
V ETAPA
8º Encontro da Catequese em
Família
08 a 14 de Novembro de 2020
Tema: “Ser sinal de comunhão na comunidade”
Música: "Vou cantar teu amor" https://www.youtube.com/watch?v=DGmJ_YetpNg
Objetivo: Despertar
o sentimento de pertença à comunidade eclesial para participar dela com
responsabilidade e compromisso.
AMBIENTAÇÃO:
- Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa com uma toalha vermelha (se possível), os símbolos sugeridos: Bíblia, vela, flores e fotos ou imagens de igrejas e de pessoas rezando, trabalhando para a Igreja, catequistas com catequizandos.
- Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
- Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...
Com a família reunida assista o vídeo
ORAÇÃO INICIAL
Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:
EM
NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
- Vamos continuar em oração colocando diante de Deus a nossa vida... (deixar alguns segundos em silêncio para essa introspecção)
- Vamos relembrar o que falamos no encontro passado? Vocês lembram que falamos sobre símbolos e gestos do Sacramento da Confirmação?
- No dia da Crisma são realizados dois gestos que constituem o Ritual da Confirmação: a imposição das mãos e a unção com óleo.
- A Igreja enquanto marcada e selada “com Espírito Santo e fogo” continua a obra de Jesus Cristo, abrindo, para quem crê, as portas da salvação.
- O Espírito, que atua em Jesus Cristo, é também enviado a todos enquanto membros da comunidade, porque sua ação não se limita ao âmbito individual. A tarefa missionária se abre às comunidades, assim como ocorreu em Pentecostes.
Hoje vamos falar sobre o sentimento de pertencer à Comunidade para participar dela com responsabilidade e compromisso... A verdadeira felicidade está na vida em comunidade. É por isso que Jesus no início de seu ministério escolheu doze homens para com eles crescer em comunhão. Nós cristãos, sabendo disso, precisamos assumir a nossa missão de discípulo missionário de Jesus, atuando no mundo para o Reino acontecer. O Papa João Paulo II sinaliza que o cristão não tem vidas paralelas, onde de um lado está a família, trabalho, estudos e de outro os valores espirituais, a oração, fraternidade e solidariedade. O cristão é desafiado a ser fiel aos desígnios de Deus, sendo sinal de comunhão na sociedade.
- Como tenho vivido meu compromisso com a Igreja?
- Sou sinal de comunhão na minha comunidade?
Peçamos o Espírito Santo, para fazermos bem, a leitura orante da Palavra de Deus
Rezar: Vinde Espírito
Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso
Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém.
REZANDO
COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE)
Atos dos Apóstolos 2, 42-47
42.Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.* 43.De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém, e o temor estava em todos os corações. 44.Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45.Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46.Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47.louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação. Palavra do Senhor. Graças a Deus!
MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:
O retrato das primeiras comunidades é o retrato de hoje, das comunidades sonhadas por Deus e por nós.
- Qual a frase que mais chamou a atenção?
- Em que as primeiras comunidades se baseavam para se manterem firmes na participação?
- O que elas abraçavam para estarem abertas ao gesto da partilha?
REFLEXÃO:
O batizado é alguém que participa da Igreja. É o Espírito Santo que convoca os batizados e confirmados a serem eles os primeiros a testemunhar a comunhão fraterna. Quem recebe o Espírito de Jesus torna-se outro Cristo. Por esse motivo é convocado a ser Igreja, vivendo a comunhão e participação.
- Jesus reunia as pessoas ao redor da mesa convidando a todos para nela viver a comunhão perfeita. Como estou participando das celebrações em minha comunidade? Participo da Eucaristia aos domingos?
- Estou disposto a assumir o compromisso de continuar a me reunir “ao redor da mesa do Senhor”?
CRESCER NA VIVÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS
Neste momento, queremos realizar uma dinâmica.... (Apresentar 3 copos d’água, no primeiro colocar uma porção de terra, no segundo óleo e no terceiro suco. Após alguns minutos para que possam observar as reações, conversar sobre o que aconteceu).
- O que percebemos aqui?
- O que tem a ver conosco?
- Quando somos a primeira mistura, a segunda e a terceira?
- Na vivência em comunidade, qual é o nosso ponto forte? Em que precisamos melhorar?
ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA
Agora é com vocês:
- Pegue o livro Crescer em Comunhão, na página 120, leia a introdução ao encontro e converse com seus familiares sobre como ser sinal de comunhão na comunidade.
- Com a ajuda de seus pais ou responsáveis, faça os exercícios das páginas 122 a 125. Bom encontro, crescendo em comunhão com Cristo em Família.
COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA
- Não esqueça de participar da missa ou culto na sua comunidade.
- A atividade da página 125 sugere que você registre as intensões sobre a participação em comunidade, qual é seu ponto forte e em que precisas melhorar.
TAREFA DEVOLUTIVA
AO CATEQUISTA
ü Para enviar ao seu catequista realize a atividade da página 125. Tire uma foto e mande ao catequista pelo watts.
ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA
De mãos dadas, rezemos juntos a oração que Jesus Cristo nos ensinou. Pai Nosso....
CONCLUSÃO: Terminar o encontro
pedindo as Bênçãos de Deus...
"O
Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.
Em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Comentários
Postar um comentário