III ETAPA - 9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 15 a 21 de Novembro de 2020

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

III ETAPA

9º Encontro de Catequese com a Família

15 a 21 de novembro de 2020

Temas: “ESTANDO A CAMINHO, EXPLICOU-LHES AS ESCRITURAS E COLOCOU-SE À MESA COM ELES”

 Música: Fica conosco Senhor https://www.youtube.com/watch?v=go_wp7FHIcw

OBJETIVO: Reconhecer que na Liturgia renovamos a aliança que Deus nos oferece em seu Filho Jesus Cristo, damos nossa resposta a Deus e, de celebração em celebração, crescemos até a “liturgia celeste” (cf. Ap 4)

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, se possível organizar tapetes no chão e os símbolos sugeridos: Bíblia, vela, cruz, pedaços de papel, canetas, organizar um “caminho” com algumas pedrinhas e com os papeis onde a família escreveu o compromisso semanal ao longo dos 8 encontros anteriores, livro Crescer em Comunhão 3.

  • Organizar um lanche (um pão com suco de uva, e outros lanches) para o final do encontro ou para um dia da semana, no qual a família poderá se reunir para um piquenique.

  • Reunir toda a família, silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);

  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Com a família reunida, assista o vídeo!

ORAÇÃO INICIAL

Iniciemos nosso encontro, reunidos em família, invocando a Santíssima Trindade, dizendo:

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

E como filhos e filhas de Deus, rezemos juntos nossa Profissão de Fé:

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

ESCUTANDO A PALAVRA DE DEUS:

Em atitude de oração coloquemo-nos em uma posição confortável, braços descruzados e vamos pedindo as luzes do Espírito de Deus: “Senhor Jesus, mostra-me como caminhar ao teu lado”

Pegue a Bíblia, e calmante vamos proclamar a Palavra que nos salva:

Lucas 24,13-35.

“13 Nesse mesmo dia, dois discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14 Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e começou a caminhar com eles. 16 Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17 Então Jesus perguntou: «O que é que vocês andam conversando pelo caminho?» Eles pararam, com o rosto triste. 18 Um deles, chamado Cléofas, disse: «Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que aí aconteceu nesses últimos dias?» 19 Jesus perguntou: «O que foi?» Os discípulos responderam: «O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ação e palavras, diante de Deus e de todo o povo. 20 Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Nós esperávamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que tudo isso aconteceu! 22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo, 23 e não encontraram o corpo de Jesus. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que Jesus está vivo. 24 Alguns dos nossos foram ao túmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ninguém viu Jesus.» 25 Então Jesus disse a eles: «Como vocês custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram! 26 Será que o Messias não devia sofrer tudo isso, para entrar na sua glória?» 27 Então, começando por Moisés e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28 Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29 Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: «Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.» Então Jesus entrou para ficar com eles. 30 Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. 31 Nisso os olhos dos discípulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32 Então um disse ao outro: «Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?» 33 Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. 34 E estes confirmaram: «Realmente, o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão!» 35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

Após a leitura reflitamos:

  1. O que mais chamou sua atenção neste Evangelho?

  2. Quem são os personagens presentes neste evangelho?

  3. Imagine que Jesus fala com você e caminha ao teu lado... Qual o teu sentimento ao imaginar Jesus caminhando ao teu lado?

  4. Foi na partilha do pão que os discípulos reconheceram Jesus. Eu como cristão estou participando da partilha do pão em minha comunidade, ou seja, na Missa?

  5. Deixo que a palavra de Deus arda em meu coração?

  6. Depois de reconhecer Jesus os discípulos voltam apressadamente Jerusalém para anunciar a ressureição de Jesus. Estou anunciando o Cristo ressuscitado em minha vida?

No evangelho refletido, vemos que Jesus anda pelo caminho e explica a escrituras, desde o tempo de Moisés, passando pelos demais profetas e em seguida o Senhor permanece com eles na partilha do pão.

Na celebração da Missa seguimos a mesma maneira de ensinar de Jesus celebramos a “Liturgia da Palavra” e “Liturgia Eucarística”. Assim para melhor compreender a Celebração da Missa realize as atividades e leituras do livro Crescer em Comunhão. Agora é com vocês!

ATIVIDADES:

  • Após a reflexão, a família reunida assume junto, qual a atitude que irão tomar para  que, como o os discípulos de Emaús, caminhem ao lado de Jesus. Escrever em um único papel qual é esse compromisso, que assumem juntos, fotografar e enviar para o/a catequista.

  • No livro: “Crescer em Comunhão Catequese Eucarística III” realizar as atividades das páginas 116 a 120.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA:

  • Participar da Celebração Dominical;

  • Reunir a família diariamente e rezar a profissão de fé católica: O CREIO

  • Realizar um piquenique no quintal de casa ou em locais de lazer da família, (Evite locais públicos e aglomerações) seguindo as regras do ministério da saúde e as orientações e decretos de seu município. Valorizar este momento em família e que seja uma tarde agradável e de muitas alegrias. Não esqueça de dirigir-se a Deus, fazendo sua prece nesta confraternização familiar. Enviar foto para a/o catequista.

  • Enviar para o catequista somente 02 fotos: do compromisso e do piquenique


ORAÇÃO FINAL:

Chegando ao fim de nosso 9º encontro catequético em família, peçamos a nossa Mãe Maria que caminhe sempre ao nosso lado, e interceda por nós para que sejamos firmes na fé e possamos conhecer e reconhecer Cristo Jesus em nossas vidas:

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco Bendita sois vós entre as mulheres E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus Santa Maria Mãe de Deus, Rogai por nós os pecadores Agora e na hora de nossa morte. Amém

Finalizar com a Oração Final do Livro “Crescer em Comunhão Catequese Eucarística”, página 120. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.