II ETAPA - 8º Encontro de Catequese em Família - 08 a 14 de Novembro de 2020

 DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU 

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

II ETAPA

8º Encontro da Catequese em Família

08 a 14 de Novembro de 2020

TEMA: “ISAIAS, PROFETA DA ESPERANÇA”

Música: “Ser profeta é anunciar” https://www.youtube.com/watch?v=NNZZHsipkw0

OBJETIVO: Entender que, ainda hoje, a verdadeira vocação do profeta é despertar a justiça e a esperança no meio do povo.” 

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar sobre a mesa: a Bíblia, vela, flores coloridas e um vaso com uma planta seca;
  • O Livro de Catequese e o caderno;
  •  Um cartaz com fotos do Papa Francisco, com a frase: “PAPA FRANCISCO, UM
  • PROFETA PARA NOSSO TEMPO”.
  • Convite para se acomodar, silenciar, desligando os aparelhos sonoros que causam
  • barulho, televisão, celulares, rádio...;
  • Colocar-se numa posição confortável para a realização do nosso encontro...

Com a família reunida assista o vídeo 

ORAÇÃO INICIAL

  • Sentados em torno da Palavra de Deus, silencie o corpo e a mente e coloque-se em atitude de oração por alguns instantes...Vamos acender a vela e fazer o sinal do Cristão dizendo: 

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Rezemos juntos a Oração que o Senhor nos ensinou:

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS

Para ouvir a Palavra de Deus, coloquemo-nos em uma posição confortável, pés no chão, braços descruzados, feche os olhos por um instante e respire profundamente... na expiração vamos pedindo as luzes do Espírito de Deus, e aquietando o coração para ouvir a palavra e com a Bíblia nas mãos ler atentamente...:

Leitura do livro de Isaías 6,1- 8

1No ano que morreu o rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. 2De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. 3Eles clamavam uns para os outros: “Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra”. 4Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo se encheu de fumaça. 5Então eu disse: “Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos”.6Nesse momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. 7Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: “Veja, isto aqui tocou seus lábios: sua culpa foi removida, seu pecado foi perdoado”.8Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: “Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?” Eu respondi: “Aqui estou. Envia-me!” Palavra do Senhor! Graças a Deus!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Refletir juntos as seguintes questões:

Em silêncio meditemos sobre as palavras que ouvimos...

Sobre o que nos fala esse texto? Esse texto nos fala da vocação de Isaías, o maior dos profetas de Israel. Ele foi chamado falar ao povo em nome do Senhor. Relata-nos ainda, que o Profeta viu o Senhor sentado em um trono alto e elevado. Acima dele os Serafins que o cobriam e chamavam como num coral Santo, Santo é o Senhor dos exércitos.

Diante do chamado de Deus, Isaias dá desculpas. Como ele se descreve? O Profeta viu o Senhor sentado em um trono alto e elevado, nesse instante Isaías se questiona: Aí de mim, estou perdido, sou homem de lábios impuros! Ele se reconhece pecador. Pois para ser um profeta ele necessitava ter uma vida santa e ele vivia no meio de pessoas impuras. Neste momento um dos anjos vem até ele traz uma brasa, purifica seus lábios e diz: sua culpa foi removida, seu pecado foi salvo. Isaías ouve a voz do Senhor: Quem vou enviar? E prontamente responde: Aqui Estou, envia-me.

O que você diria a você mesmo se Deus te chamasse a ser um profeta? Bem, aqui cada um dará a sua resposta.... eu apesar de ser pecadora fui chamada por Deus a ser Catequista aos meus treze anos de idade, depois me casei, me tornei mãe e hoje sou avó e embora enfrente muitas dificuldades sei que posso contar com a ajuda de Deus. Por isso continuo minha missão.

4.    Deus chama você para alguma tarefa? Pense sobre isso e converse com sua família...

ATIVIDADES PARA FAZER EM FAMÍLIA

No livro crescer em Comunhão Catequese Eucarística 2, realizar as atividades das Páginas: 97; 98 e 99.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

Quando Deus nos chama para realizar alguma tarefa Ele nos prepara e nos garante que está conosco para realizarmos o que nos pede por isso durante essa semana em família peçamos a Deus a coragem do Profeta Isaías rezando esta oração: 

SENHOR, DEUS BONDOSO NÓS VOS PEDIMOS A CORAGEM DO PROFETA ISAÍAS PARA LEVAR ESPERANÇA AOS QUE ESTÃO EM DIFICULDADE, EM ESPECIAL ÀS PESSOAS DA NOSSA FAMÍLIA. AMÉM!

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA

Faça com seus familiares a atividade da página 99, leiam, conversem sobre qual compromisso podem assumir. Depois escreva no seu caderno, fotografe e mande para seu(sua) catequista...

ORAÇÃO FINAL

Agradecendo o nosso encontro peçamos a Deus que nos abençoe e nos livre de todos os males. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020