I ETAPA - 9º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 15 a 21 de novembro de 2020

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA


I ETAPA

9º Encontro da Catequese em Família

15 a 21 de novembro de 2020     

TEMA: “A COMUNIDADE VIVE E CELEBRA UNIDA”

MUSICA: Alegres vamos à casa do Pai

https://www.youtube.com/watch?v=ddE4L1KkZMo

OBJETIVO GERAL: PERCEBER QUE A COMUNIDADE É LUGAR PARA VIVER CONFORME O ENSINAMENTO DE JESUS.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

  • Organizar o ambiente colocando sobre a mesa, a Bíblia e uma vela e um pão para ser partilhado no final...
  • O livro Crescer em Comunhão I;

Com a família reunida, assista o vídeo!

PREPARANDO-SE PARA O ENCONTRO

  • Vamos nos reunir em torno da mesa já preparada para este encontro e vamos silenciando o ambiente e o nosso coração, aquietando o corpo e a mente...
  • Peçamos perdão a Deus, aos irmãos e também perdoemos a quem nos ofendeu... 
  • Com o coração sereno vamos pedir a presença do Espírito Santo...

Vem Espírito Santo, vem iluminar-nos para que a nossa mente e o nosso coração se preparem para recebermos a Palavra que nos anima, a Palavra que nos reúne em comunidade e nos aproxima de Deus!

Mas, antes de iniciarmos a meditação do encontro de hoje, que vai falar sobre a importância da vida em comunidade, que foi o grande pedido de Jesus, vamos lembrar o encontro passado, quando vimos o grande amor de Jesus por nós, doando sua vida na cruz que é o grande sinal deste amor de Jesus por nós...

  • Vocês fizeram a Celebração da Entrega da Cruz?
  • Todos ganharam a sua cruz? Estão usando ela no peito?
  • Hoje podemos dizer o que a cruz significa pra nós... de agora em diante, quando vemos uma cruz lembramos que Jesus nos ama muito que que morreu na cruz por causa deste grande amor...

Por isso, agora nos colocando na presença de Deus, vamos acender a vela, e fazer o sinal da Cruz, dizendo: EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Rezemos juntos ao Anjo da Guarda para que ele nos ilumine e proteja para realizarmos um encontro cheio da graça do Senhor:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarde, governe, ilumine, amém!

REZANDO COM A PALAVRA:

 Evangelho de Mateus 28,16-20.

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

  • Do que fala o Evangelho? Este Evangelho nos fala que Jesus nos envia e que permanece conosco;
  • O que o Senhor me diz neste texto do Evangelho?  “Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”.
  • O que agora eu posso dizer a Jesus? Cada um agora feche os seus olhinhos e pense: para este Jesus que está sempre conosco, o que quero dizer a Ele neste dia...

Um dos ensinamentos importantes de Jesus é a vida em comunidade. Ele mostra esse ensinamento em vários momentos: na escolha dos 12 discípulos, na multiplicação do pão, na missão dos apóstolos... Mas, para viver bem em comunidade, Ele nos deixa um recadinho! “Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”.

Também devemos entender hoje, que:

  • Comunidade é o grupo de pessoas que vivem em UNIÃO = COMUM + UNIDADE, com a mesma motivação e os mesmos objetivos.
  • Igreja não é apenas o edifício construído de tijolos e cimento, mas é o povo de Deus reunido.

ATIVIDADES COM A FAMÍLIA EM CASA 

Agora é com vocês: Em família fazer as atividades das páginas 109, 110 e 111 do livro Crescer em Comunhão I e depois partilhar o pão demonstrando partilha e unidade, gestos próprios de uma comunidade reunida.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Não se esqueça de participar, no próximo domingo, da Missa ou Celebração da Palavra na sua comunidade;
  • Em família escolher um dia da semana, e realizar a Celebração final do nosso livro da página 112 a 115. Tire uma foto da família reunida para a Celebração, diga o dia da semana e a hora e diga também o nome das pessoas que se reuniram e mande para o seu(sua) Catequista.

TAREFA DEVOLUTIVA  AO CATEQUISTA:

Tirar uma foto da família reunida, para a Celebração, diga o dia da semana e a hora,  diga também o nome das pessoas que se reuniram e mande para o seu(sua) Catequista.

ORAÇÃO FINAL:

Vamos rezar agora para o Anjo da Guarda, pra que ele nos guarde nesta semana:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarde, governe, ilumine, amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.