Encontro de Catequese em Família - Cristo Rei - 22 a 28 de Novembro de 2020

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA


 Encontro de Catequese em Família

22 a 28 de Novembro de 2020

 

 

Tema: Jesus Cristo, Rei do Universo!

Música:  Hino do Ano do Laicato https://www.youtube.com/watch?v=QXShlXVwUeM

Objetivo: Compreender a nossa missão de leigas e leigos no Reino de Deus, sendo sal da terra e luz do mundo e ouvindo a voz de nosso Senhor Jesus Cristo, Pastor e Rei.

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa: Bíblia, cruz, uma imagem de Jesus e uma vela grande (se tiver) e um pequena vasilha com sal;
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...
Com a família reunida, assista o vídeo!

ORAÇÃO INICIAL:

ü  Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. 

BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO!

  • Vamos continuar em oração colocando diante de Deus a nossa vida...

Hoje vamos falar sobre Jesus nosso rei e pastor e também sobre nós batizados leigos e leigas que tem no mundo uma missão especial.

  • Eu reconheço que Jesus é o meu rei e pastor, eu ouço a sua voz......?
  • Eu já pensei sobre o trabalho do leigo ou da leiga, no mundo de hoje.....?
  • O que é preciso fazer para ser leigo ou leiga.... ?

Peçamos o Espírito Santo, para fazermos bem, a leitura orante da Palavra de Deus.

Rezar: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém.

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE)

Mateus 25,31-46

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31 “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35 Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36 eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42 Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43 eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44 E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45 Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

  • O que Jesus nos diz neste texto?
  • O que este texto me faz dizer a Jesus?
  • Como cristão leigo ou leiga eu já me identifiquei na vida da Igreja e na Comunidade que eu vivo?
  • O que é preciso fazer para ser sal e luz no mundo de hoje?
  • Sou mais sal ou mais luz?

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA

Agora é com vocês:

Reunidos refletir sobre o papel do leigo ou da leiga na sociedade...

  • Como a nossa família está cumprindo o seu papel na sociedade...
  • Em quais atividades na comunidade, a família tem assumido seu papel de cristão batizado sendo sal da terra e luz do mundo....
  • Colocar em comum, as atitudes que cada membro da família deve melhorar para cumprir o seu papel de cristão batizado....;

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Participar da Celebração Dominical;
  • Ser grato a Deus, agradecendo as graças recebidas na semana que passou;
  • Escolher uma refeição da semana e juntos celebrar o ano litúrgico que se encerra nesta semana; relembrar as festas litúrgicas que a família viveu durante todo o ano e identificar aquela que mais os ajudou a viver a fé em Jesus Cristo; Escrever esta Festa Litúrgica no caderno do Catequizando, tirar uma foto e enviar para o(a) Catequista.

ü  TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA: Neste encontro, vocês terão três atividades devolutivas, além de escrever uma Festa Litúrgica no caderno do Catequizando, tirar uma foto e enviar para o(a) Catequista, cada uma das etapas vai ter uma tarefa específica, conforme listagem abaixo; e ainda, TODOS(AS) CATEQUIZANDOS(AS) vão mandar ao seu(sua) catequista uma mensagem de agradecimento pelo ano catequético que caminharam juntos e que se encerra nesta semana.

1ª etapa: Tirar uma foto da família reunida para celebrar o Ano Litúrgico e mandar para a(o) catequista;

2ª etapa: Escolher um Versículo Bíblico que mais marcou neste ano e enviar para seu(sua) catequista;

3ª etapa: Ler novamente o Evangelho deste domingo Mateus 25, 31 – 42, escolher uma das obras de misericórdia que acha mais difícil de viver, escrever no caderno, tirar uma foto e enviar para seu(sua) catequista;

4ª etapa: Identificar em sua Comunidade 03 pessoas que vivem como cristãos leigos e leigas, sendo sal e luz para a comunidade, escrever seus nomes no caderno, tirar uma foto e mandar para a(o) catequista;

5ª etapa: Ler novamente o Evangelho deste domingo Mateus 25, 31 – 42, pesquisar imagens de pessoas que correspondam a cada obra de misericórdia que Jesus fala no Evangelho. Poste estas imagens no Grupo de whats de sua turma de catequese;

6ª etapa: Faça uma “Carta compromisso” para seu(sua) catequista, descreva nesta carta quais atitudes você vai tomar, o que você vai assumir na sua Comunidade para corresponder ao Sacramento da Crisma que você vai receber. Digite e envie para seu Catequista.

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA

Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso reino, Seja feita a Vossa vontade Assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do mal. Amém!

CONCLUSÃO: Terminar o encontro pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

 

NO PRÓXIMO DOMINGO iniciaremos um novo Ano Catequético, com o 1º Domingo do Advento.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.