Encontro de Catequese em Família - 29 de Novembro a 05 de Dezembro de 2020

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

 


 Encontro de Catequese em Família

29 de novembro a 05 de dezembro de 2020

 

ACOLHIDA:  estamos iniciando um novo tempo litúrgico e um novo ano catequético! Sintam-se acolhidos os novos(as) catequizandos(as)  que iniciam a caminhada catequética neste ano, um carinho especial pra vocês e continuem firmes na busca de conhecer melhor Jesus e a sua Igreja!  Bem vindos e bem vindas os demais catequizandos que já estavam conosco no ano catequético que encerrou no domingo passado com a festa de Cristo Rei! Bem vindas queridas famílias, para este primeiro encontro de um novo ano litúrgico e catequético!

Tema: ADVENTO

Música: O Senhor está para Chegar

https://www.youtube.com/watch?v=dqMHbjjJJpQ 

Objetivo: Compreender o tempo do Advento e iniciar com alegria o Ano Litúrgico e Catequético de 2020/2021, renovando as esperanças e fortalecendo a fé em Cristo Jesus.

AMBIENTAÇÃO:

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa: a Bíblia, 04 velas (representando os 04 domingos do advento), ramos verdes (se possível, fazer um círculo com os ramos e colocar as velas dentro, simbolizando a esperança) e uma imagem de Nossa Senhora, onde tiver pode colocar a imagem do anjo Gabriel;
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Com a família reunida, assista o vídeo


ORAÇÃO INICIAL:

Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

  • Vamos acender a primeira vela, simbolizando a primeira semana do Advento...
  • Rezemos ou cantemos juntos: “A luz virá! A luz virá e resplandecerá um novo dia!”

O Anjo do Senhor anunciou a Maria! E ela concebeu do Espírito Santo!

Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa Palavra!

E o Verbo se fez carne! E habitou entre nós!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

OREMOS: Infundi Senhor, nós Vos suplicamos a Vossa Graça em nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Jesus Cristo Vosso Filho, e que pela Sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória na ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo e Senhor nosso. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, Amém!

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Em oração, vamos nos deixar envolver na espiritualidade do Advento...

  • ADVENTO significa “vinda, espera”. Jesus já veio e novamente virá. Maria concebeu por obra do Espírito Santo, gestou nosso Salvador, que se encarnou! Mas, Ele novamente há de vir no final dos tempos. É com essa espiritualidade que iniciamos o este tempo litúrgico na nossa Igreja... É o começo de tudo. Por isso, o tempo do advento é um tempo de espera... Um tempo de alegria, pois, o Senhor veio e virá para nos salvar...
  • Para vivermos intensamente este tempo, nós nos utilizamos de quatro velas, numa coroa verde, a cada domingo acendemos uma delas, significando a luz que virá, essa luz que é Jesus. Também, vamos marcando o tempo que nos resta para que a verdadeira Luz nasça de novo no meio de nós, agora também no nosso coração, não apenas no presépio de Belém...

Sabemos também que Jesus nos visita diariamente pela Palavra e pela Eucaristia!

E assim nos perguntamos:

  • Estou me preparando para receber Jesus?
  • O advento é esta espera pelo Cristo Menino. Será que me deixo envolver pelo comércio, pelo consumismo, esperando presentes e esquecendo o aniversariante, que é o próprio Jesus?
  • Em que eu preciso melhorar para receber Jesus em meu coração e em minha vida?

Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e façamos a Leitura Orante da Palavra de Deus com amor e discernimento.

Rezar – Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ò Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso! Amém

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE)

Lucas 1, 26-38

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você! 29Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e pergunta a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31Eis que você vai ficar grávida, terá um filho e dará a ele o nome de Jesus. 32Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim” 34Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz  seis meses que está grávida. 37Para Deus nada é impossível.” 38 Maria disse:  ‘Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo a deixou. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

  • O que este texto me diz?
  • O que este texto me faz dizer a Deus?
  •  Como devo me preparar para a chegada de Jesus?
  • O que é preciso fazer para a chegada de Jesus em minha vida, em nossa família e em nossa sociedade?
  • Sou capaz de dizer SIM, a exemplo de Maria, para que Jesus possa nascer em meu coração e em minha vida?

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA

  • Adquirir o Subsídio Diocesano para os Grupos de famílias – Ano 2021
  • Realizar a Novena de Natal, com a família e se possível com os vizinhos (de forma presencial ou virtual – através de vídeo conferência ou pelo meet)
  • Participar com toda a família reunida da Novena em preparação para o Natal! Um pedido especial do nosso Bispo Dom Sergio... é uma catequese em família, para entender e preparar o nascimento de Jesus no Natal.
  • Refletir as atitudes que cada membro da família deve ter para se preparar e receber Jesus que está para chegar, Ele está procurando um lugar em nossos corações!

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Participar da Celebração Dominical.
  • Ser grato a Deus, agradecendo o dom da vida e as graças recebidas, todos os dias, especialmente no último ano litúrgico que se encerrou no domingo passado.
  • Preparar uma refeição ou lanche em FAMÍLIA, para marcar o início do ano litúrgico de 2020/2021, Ano B do Evangelista Marcos, decorando a mesa com símbolos que lembrem o nosso tempo de advento: velas, coroa do advento, galhos secos e verdes e flores... Confraternizar e viver a alegria da espera, planejando como vamos celebrar o Natal: com coisas supérfluas, com compras e comilança apenas, ou vamos nos preparar para celebrar o verdadeiro Natal com Jesus, vivenciando as Celebrações Natalinas da Comunidade, presencialmente se possível, ou pelos meios de comunicação?
  • Tirar uma foto e enviar para seu(sua) catequista.(todas as etapas)
 

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Preparar uma refeição ou lanche em FAMÍLIA, para marcar o início do ano litúrgico de 2020/2021, Ano B do Evangelista Marcos, decorando a mesa com símbolos que lembrem o nosso tempo de advento: velas, coroa do advento, galhos secos e verdes e flores... Confraternizar e viver a alegria da espera, planejando como vamos celebrar o Natal: com coisas supérfluas, com compras e comilança apenas, ou vamos nos preparar para celebrar o verdadeiro Natal com Jesus, vivenciando as Celebrações Natalinas da Comunidade, presencialmente se possível, ou pelos meios de comunicação? Tirar uma foto do momento da Celebração e enviar para seu(sua) catequista.

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA

Agradeçamos a Deus o dom da vida e todas as graças recebidas. Queremos que nosso coração se torne a manjedoura onde repousa o Menino Jesus neste Natal que logo se aproxima.

SANTO ANJO DO SENHOR, MEU ZELOSO E GUARDADOR, SE A TI ME CONFIOU, A PIEDADE DIVINA, SEMPRE ME REGE, ME GUARDE, ME GOVERNE, ME ILUMINE. AMÉM!

Permaneçamos unidos EM NOME PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.