III ETAPA - 7º Encontro de Catequese com a Família - 25 a 31 de outubro de 2020
DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU
PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA
III ETAPA
7º Encontro de Catequese com a Família
25 a 31 de outubro de 2020
Temas:
- Pecar é afastar-se de Deus
- No Reino de Deus existe perdão
- Reconciliados com Deus
- Celebração – a misericórdia de Deus nos renova
Música: “Eu sou Zaqueu” https://www.youtube.com/watch?v=OkPcUlkvoQU&feature=youtu.be
OBJETIVO: “Entender que pecar é afastar-se de Deus e de seu projeto de comunhão com a comunidade, reconhecendo que Deus é profundamente misericordioso e por meio do Sacramento da Reconciliação, nós realizamos a conversão do coração e nos aproximamos cada vez mais do reino celestial.”
AMBIENTAÇÃO:
- Preparar o ambiente, com símbolos sugeridos: Bíblia, vela, cruz, caixinha, pedaços de papel, canetas, livro Crescer em Comunhão 3.
- Reunir toda a família, silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
- Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...
Em família assista o vídeo
REFLEXÃO
INICIAL
Reflita:
- O que é pecado?
- O pecado nos afasta de Deus. Como nós, cristãos católicos, conseguimos o perdão de nossos pecados?
ORAÇÃO
INICIAL
Iniciemos nosso
encontro reunidos em família, invocando a Santíssima Trindade, dizendo:
EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!
Hoje de maneira
especial, falaremos de perdão, reconciliação com Deus e com os irmãos, por isso
iniciemos nosso encontro de coração contrito, e em um instante de silêncio
peçamos perdão por nossos pecados, e por todas as vezes que nos afastamos do
projeto de Deus (pausa em silencio),
rezemos juntos o ato penitencial:
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
ESCUTANDO
A PALAVRA DE DEUS:
Em atitude de oração coloque-se em uma posição confortável, pés no chão, braços descruzados, vá pedindo as luzes do Espírito de Deus. Pegue a bíblia e leia devagar e claramente o Evangelho de:
Evangelho de Lucas 19, 1-10
“1Jesus tinha entrado em Jericó, e estava atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem chamado Zaqueu: era chefe dos cobradores de impostos, e muito rico. 3 Zaqueu desejava ver quem era Jesus, mas não o conseguia, por causa da multidão, pois ele era muito baixo. 4 Então correu na frente, e subiu numa figueira para ver, pois Jesus devia passar por aí. 5 Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: «Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa.» 6 Ele desceu rapidamente, e recebeu Jesus com alegria. 7 Vendo isso, todos começaram a criticar, dizendo: «Ele foi se hospedar na casa de um pecador!» 8 Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: «A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.» 9 Jesus lhe disse: «Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!
MEDITANDO
A PALAVRA DE DEUS:
Após a leitura reflitamos:
- O que mais chamou sua atenção neste evangelho?
- Zaqueu fica curioso e para conseguir ver Jesus, sobe em uma árvore. Ao vê-lo Jesus o chama pelo nome e vai até a casa dele. O pequeno homem Zaqueu ao encontrar Jesus se converte e arrepende-se se seus pecados. Nós estamos nos arrependendo de nossos pecados?
- Deixo Jesus entrar em minha casa e em minha vida?
- Eu estou praticando o bem?
- Deus é nosso Pai, e se alegra imensamente quando percebemos nossos erros, nos arrependemos e os corrigimos. Por isso, tomando como exemplo a fé e testemunho de Zaqueu, devemos deixar Jesus entrar em nossas vidas, e converter nosso coração, para sermos pessoas do bem, vivendo em paz com Deus nosso Pai e com os irmãos.
- Graças ao Sacramento da Confissão, podemos lavar nosso coração e nossa alma de todos os pecados.
ATIVIDADES:
- Após a reflexão, escrever no papel o que mais tocou no seu coração e qual será seu compromisso semanal para perdoar e ser perdoado e ficar mais próximo de Deus, como Zaqueu.
- No livro: “Crescer em Comunhão Catequese Eucarística III” realizar as atividades das páginas 90, a 93. Fotografar e mandar para seu/sua catequista.
COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA:
- Participar da Celebração Dominical;
- Reconciliar-se com alguém que a tempo você não fala, pois se desentendeu por algum motivo, converse com essa pessoa, peça perdão e a perdoe.
- Os pais ou responsáveis deverão fazer seu exame de consciência e procurar o padre de sua Paróquia pedindo o Sacramento de Confissão
- Estabelecer um dia da semana para realizar a celebração: “A misericórdia de Deus nos renova” página 94.
TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:
Mandar para seu/sua catequista uma fotografia bem bonita da Família reunida para a Celebração e dizer se se a família fez a tarefa de reconciliação com o próximo.
ORAÇÃO FINAL:
E chegando ao fim de
nosso encontro em família, peçamos a Deus que nos abençoe, e ao nosso Anjo de Guarda
que nos ajude a viver sempre no caminho do bem e reconciliados com Deus e com
os irmãos, rezemos:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém!
Comentários
Postar um comentário