Encontro Catequético em Família - 01 a 07 de Novembro de 2020

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

Encontro Catequético em Família

01 a 07 de Novembro de 2020


 Tema:Todos os Santos e Santas, do céu e da terra

Música: “Bem Aventurados” https://www.youtube.com/watch?v=MKrgu4Wi89Q

Objetivo: Compreender a nossa missão de batizados e batizadas que é ser santos e santas, aqui e agora.

AMBIENTAÇÃO

  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa: Bíblia, vela, cruz e imagens dos santos e santas que você tiver em casa;
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Com a família reunida, assista o vídeo 


ORAÇÃO INICIAL:

Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. 

BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO!

Vamos continuar em oração colocando diante de Deus a nossa vida. Hoje vamos falar sobre os santos e santas do céu e também os santos e santas da terra.

  1. O que precisa pra ser santo ou santa?
  2. Eu conheço a história de algum santo ou santa?
  3. Jesus falou sobre a santidade?
  4. Como faço pra ser santo ou santa, aqui e agora?
  5. Precisamos morrer pra sermos santos?

Peçamos o Espírito Santo, para fazermos bem, a leitura orante da Palavra de Deus.

Rezar: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém.

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE)

Mateus 5,1-12a

"1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2.Então, abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3.“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus! 4.Bem-aventurados os que cho­ram, porque serão consolados! 5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão miseri­córdia! 8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus." Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!

 

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS:

O que Jesus nos diz neste texto?

As Bem-aventuranças são a Carta Magna de Jesus. O itinerário catequético dos seus seguidores. São a reviravolta à mentalidade egoísta do mundo e dos dominantes. Jesus nos ensina uma nova lógica. Inverte a pirâmide social. Valoriza aqueles que o mundo julga infelizes e inúteis. E nos ensina que não viemos ao mundo para sofrer. Viemos para um projeto de felicidade. O convite está feito: felizes de vós! Aqueles que o mundo exclui agora, são os preferidos de Jesus. Eles já participam do Reino dos Céus. O convite final é de festa: “alegrai-vos e regozijai”! 

Celebramos todos os Santos, aqueles que hoje são bem-aventurados porque em vida exercitaram pelo menos uma das bem-aventuranças!

COM A MORTE, A VIDA NÃO É TIRADA, MAS TRANSFORMADA: Como viver intensamente a comemoração dos mortos, mas também a Solenidade de Todos os Santos? Há uma forte ligação entre essas duas celebrações…

Cardeal Piacenza: São muito unidas, juntas formam a festa do ser a família de Deus. No Paraíso há todos os santos canonizados que conhecemos, mas também há muitos rostos que não conhecemos, que viveram uma vida cristã, em silêncio, sem nenhum clamor e nos quais os holofotes deste mundo não foram colocados. Assim, com todos eles, parentes, amigos, vizinhos que fazem parte da família no céu, a pessoa se encontra na família de Deus. Há uma bela passagem de Isaías que diz que Deus escreveu o nosso nome na palma de sua mão, para dizer como Ele nos mantém próximos, e a Solenidade de Todos os Santos expressa tudo isso. E mais, todos os nossos mortos podem estar no povo do Paraíso. Assim, a Solenidade dos Santos é uma abertura de visão que, acompanhada pela comemoração dos defuntos e pela visita aos túmulos, nos dá uma noção do vínculo. Com a morte, a vida não é tirada, mas transformada e nós mantemos uma relação com quem morre, uma relação que não é mais física, mas é uma relação real, talvez ainda mais real, porque não há nem mesmo o limite de tempo e espaço.

Na Comunhão dos Santos a pessoa que passou para a eternidade pode estar num vínculo muito especial conosco que estamos aqui. Por isso, acredito que este é outro aspecto que não devemos perder ou melhor reinventar onde está um pouco opaco. No pensamento de nossos defuntos, traduzimos toda nossa fé em Cristo ressuscitado: é nossa esperança que os irmãos atualmente não visíveis entre nós estejam em comunhão com o Senhor.  Somos chamados nestes dias a reacender nossa certeza na glória e na bem-aventurança eterna, e pedimos com humildade e confiança o perdão para aqueles que nos deixaram, para as suas pequenas ou grandes faltas, aqueles que já estão salvos no amor de Deus, e renovamos nosso compromisso de fé. Afinal, o Paraíso é a casa dos servos fiéis. Todos nós poderemos um dia viver felizes na luz de Deus, desde que tenhamos acreditado não apenas em palavras, mas também em obras.

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA 

Agora é com vocês:

  • Reunidos refletir sobre a busca da santidade na vida do dia a dia da família...
  •  Que atitudes nossa família deve buscar para que seja um ambiente de paz...
  •  Colocar em comum na família os valores cristãos que precisam ser conservados por todos pra que se alcance a santidade;

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Participar da Celebração Dominical;
  • Rezar pelos fiéis defuntos, como nos sugere a liturgia do dia de finados;
  • Ser grato a Deus, agradecendo as graças recebidas na semana que passou;
  • Se houver alguém magoado com outra pessoa, buscar ou oferecer o perdão;

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Neste encontro cada uma das etapas vai ter uma tarefa específica:

1ª etapa: Escrever 05 nomes de santos e santas, tirar uma foto e mandar para a(o) catequista;

2ª etapa: Reler o evangelho das “Bem Aventuranças” escolher uma delas que você deseja viver, escrever no caderno da catequese, depois tirar uma foto e mandar para a(o) catequista;

3ª etapa: Escrever as “Bem Aventuranças” no caderno, tirar uma foto e mandar para a(o) catequista;

4ª etapa: Escrever no caderno uma oração pra um santo que a família, ou alguém da família é devota. Tirar uma foto da oração e mandar para a(o) catequista;

5ª etapa: Pesquisar sobre a vida de um santo, estudar sobre ela, e depois compartilhar no Grupo de whats da turma, pra que as pessoas conheçam a vida de mais santos;

6ª etapa: Pesquise sobre a vida do Santo Padroeiro da sua comunidade e mande no contato privado de sua catequista;

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA 

De mãos dadas, rezemos juntos, a oração que Jesus Cristo nos ensinou:

Pai Nosso, que estais nos Céus, Santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso reino, Seja feita a Vossa vontade Assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do mal. Amém!

CONCLUSÃO: Terminar o encontro pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Comentários

  1. Amei esse encontro de hoje que deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. amei esse encontro e que tenha mais pra reforsai nossa fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😍😘🥰😍😘🥰😍😘🥰😍😘🥰😍😘🥰

      Excluir
  3. Eu e minha família adoramos a aula❤🙏🏻🙌🏻👏🏼

    ResponderExcluir
  4. 🙏🏻🌻🙏🏻🌻🙏🏻🌻🙏🏻🌻🙏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.