VI ETAPA - 2º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 13 a 19 de setembro de 2020

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

 


VI ETAPA

2º Encontro em Família do Crescer em Comunhão

13 a 19 de setembro de 2020

 

Tema: “Os dez mandamentos”

MÚSICA:10 Mandamentos”

Objetivo: Compreender que os 10 mandamentos se referem à relação do homem com Deus e o próximo.

AMBIENTAÇÃO:

  • Organizar um altar para a Bíblia, pois este é o mês da Bíblia, deixar todo o mês de setembro...
  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa os símbolos sugeridos: cruz, cartaz ou folha ou livro com os 10 mandamentos, figuras de sinais de trânsito.
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar.

COM A FAMÍLIA REUNIDA VEJA O VÍDEO!



ORAÇÃO INICIAL

  • Coloquemo-nos na presença de Deus fazendo o sinal da cruz:

EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

  • O amor do Divino Pai Eterno e a comunhão, a força e sabedoria do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

Hoje vamos conversar sobre a importância de compreender as leis estabelecidas por Deus através dos 10 mandamentos entregues a Moisés no Monte Sinai, expressando o propósito de Deus para o povo de Israel. E que assim como os sinais de trânsito, eles nos guiam e evitam que erramos o caminho ou praticamos contravenções que provocam acidentes, violência e até morte. Quando deixamos de praticar os 10 mandamentos incorremos o risco de errarmos o caminho, cometermos violência e até morte, conosco e com os outros... Precisamos compreender que estes mandamentos se referem em relação a Deus e ao próximo e que o não cumprimento dos mesmos nos leva a pecar e a nos afastar de Deus. O Catecismo da Igreja Católica afirma que os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida, normas que apontam a vivência da liberdade dos filhos de Deus, indicando as condições de uma vida livre da escravidão do pecado. Peçamos o Espírito Santo, para fazermos bem a leitura orante da Palavra de Deus.

Rezar, invocando o Espírito Santo de Deus: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém. 

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE) 

Êxodo 20.1-5,7-10,12-1 7

"1.Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2.“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3.Não terás outros deuses diante de minha face. 4.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.* 5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam," "7.Não pronunciarás o nome do Senhor, teu Deus, em prova de falsi­dade, porque o Senhor não dei­xa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro.* 8.Lembra-te de santificar o dia de sábado.* 9.Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. 10.Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Se­nhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro "que está dentro de teus muros." "12.Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.* 13.Não matarás.* 14.Não cometerás adultério.* 15.Não furtarás. 16.Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. 17.Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próxi­mo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence”.*" Palavra do Senhor.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

No Monte Sinai Deus entregou a Moisés os dez mandamentos inscritos nas tábuas da Lei, selando uma aliança entre Deus e seu povo.

  1. Quem pronunciou os dez mandamentos?

  2. O que os dez mandamentos expressam?

  3. Vamos relembrar os dez mandamentos.



ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA

Agora é com vocês!

  • Abrir o Livro Azul, “Catequese Crismal IV” e realizar as tarefas das páginas 31, 32, 33 e 34;

  • Assumir o compromisso de vivenciar cada um dos mandamentos.

 

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA: 

  • Não esqueça de participar da Missa Dominical ou da Celebração da Palavra na sua Comunidade.

  • Em família vamos assumir um compromisso de viver conforme os mandamentos da lei de Deus. 

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Copiar os mandamentos no seu caderno e com suas palavras escrever o que entende por cada um deles... tirar uma foto e enviar para o(a) Catequista;


ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA 

  • Professar a fé rezando juntos o Creio para fortalecer na fé em Cristo e permanecer unidos a Ele.

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

O Senhor esteja conosco. Ele está no meio de nós.

CONCLUSÃO: Terminar a fala pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020