IV ETAPA - 4º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 27 de Setembro a 03 de Outubro de 2020

 DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA  


IV ETAPA

4º Encontro em Família do Crescer em Comunhão

27 de Setembro a 03 de Outubro de 2020

TEMA: “Cada família é única”

MÚSICA: “Oração pela família”

OBJETIVO: Refletir sobre a importância de respeitar os pais ou pessoas que os criaram como atitude de um filho obediente a Deus.

AMBIENTAÇÃO:

  • Prepare um ambiente aconchegante, um altar sobre a mesa e cadeiras dispostas ao redor. Coloque uma toalha na mesa, vela, Bíblia, flores e  a imagem da Sagrada Família ou de Maria mãe de Jesus, fotografias da família e outras figuras de famílias .Convido agora vocês a se acomodarem, a silenciar, desligando os aparelhos sonoros que causam barulho, televisão, celulares, rádio... 
  • coloquem-se numa posição confortável para a realização do nosso encontro... 

Reúna a família e assista o vídeo: 


ORAÇÃO INICIAL

 Sentados em torno da palavra de Deus, silencie o corpo e a mente e coloque-se em atitude de oração por alguns instantes, na presença da Sagrada Família. Tracem o sinal do Cristão dizendo:

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

ü  Agora vamos invocar o Espírito Santo de Deus:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.  

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Rezar ainda: “Senhor meu Deus, que tuas palavras caiam em meu coração e eu passe a entender as atitudes de meus pais, que só querem o meu bem. Amém. ”

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS (LEITURA ORANTE) –

ü  Agora com a Bíblia na mão faremos a Leitura Orante.

      • Procurar em Eclesiástico 3, 5-15
      • Ler com muita atenção, porque é Deus que nos fala.

Eclesiástico 3, 5- 15

"5Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro. 6.Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. 7.Quem honra seu pai gozará de vida longa; quem lhe obedece dará consolo à sua mãe. 8.Quem teme o Senhor honra pai e mãe. Servirá aqueles que lhe deram a vida como a seus senhores. 9.Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência, 10.a fim de que ele te dê sua bênção, e que esta permaneça em ti até o teu último dia. 11.A bênção paterna fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces. 12.Não te glories do que desonra teu pai, pois a vergonha dele não poderia ser glória para ti, 13.pois um homem adquire glória com a honra de seu pai, e um pai sem honra é a vergonha do filho. 14.Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. 15.Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida"

PALAVRA DO SENHOR! GRAÇAS A DEUS!

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS(perguntar e deixar alguns segundos para as pessoas responderem pra si em silêncio)

  1. O que o texto diz?
  2. No texto do eclesiástico temos encontrado algumas recomendações, mas também outros textos bíblicos falam desse assunto ( Cl 3, 20-21 ) De quem fala este tema?
  3. O que o texto diz para mim, para nós?
  4. Quais as recomendações?

REFLEXÃO: Como é a importante ter uma família. Nossa família é um presente de Deus. Por isso devemos cuidar com muito amor e carinho e lembrar sempre de agradecer tudo o que fazem por nós. Devemos respeitar os pais ou pessoas que nos criaram como atitude de um filho/a obediente a Deus. Um dos mandamentos que Deus nos pede é Honrar Pai e Mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus ( Ex 20, 12 ) Nossos pais são pessoas que tem muitas qualidades, mas também, tem defeitos e limitações, porém, cuidam de nós e nos amam. O Concílio Vaticano ll chamou esta pequena comunidade, onde todos se querem bem e se ajudam de “Igreja Doméstica“ É dever dos pais educar seus filhos na fé, na esperança e no amor aos outros. É dever dos filhos, amar, respeitar e obedecer a seus pais ou aqueles que nos criaram. Jamais devemos maltratar, abandonar nossos pais na velhice ou doentes. Nossa Família deve se espelhar no modelo da Sagrada Família de Nazaré.

ATIVIDADES DA FAMÍLIA EM CASA 

  • Na página 40 do livro Crescer em Comunhão IV – olhe para a figura, escreva ao lado do desenho algumas palavras que expressam o amor a seus pais, ou a quem os criou.
  • Faça os exercícios das páginas 41 e 42.

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA

  • Qual é o nosso compromisso para esta semana? Vamos pensar...
  • Quem sabe: Poderia se rezar mais pelos nossos pais. Quem sabe ajudar alguma família que está em situação de vulnerabilidade.

TAREFA DEVOLUTIVA AO CATEQUISTA:

Tire uma foto da sua família reunida, faça uma prece pela sua família e mande para o seu(sua) catequista.

ORAÇÃO FINAL DA FAMÍLIA EM CASA

Depois desta reflexão e exercícios. O que queremos dizer a Deus? Vamos fazer algumas orações.

Após cada uma dizer: “Obrigado Senhor”.

  • Obrigado Senhor pelos meus pais. R - Obrigado Senhor.
  • Obrigado Senhor porque me ensinaram rezar. R - Obrigado Senhor.
  • Obrigado pelo amor e cuidado que tiveram comigo..  R - Obrigado Senhor.
  • (outras preces espontâneas)

Agora pedimos perdão pelas vezes que foi desobediente. Todos :”Perdão Senhor”.

  • Perdão pelas vezes que magoei meus pais. Todos :”Perdão Senhor”.
  •  (outros pedidos espontâneos)
No mês Missionário (outubro) lembremos o que disse o Papa Francisco. Todos devemos ser discípulos missionários em saída, indo ao encontro dos outros, visitando famílias e fazendo o bem. Rezemos por todos os missionários do mundo, e pedindo que nos faça também missionários, como a Família de Nazaré. Rezemos juntos um Pai Nosso.

Para terminar, rezemos juntos uma Ave Maria pedindo que a Família de Nazaré nos abençoe. Ave Maria cheia de graça ...

 Cantemos: Abençoa Senhor as famílias,Amém/ abençoa Senhor a minha também (2X)


 

Comentários

  1. 1.O que o texto diz?

    R: O texto diz que devemos honrar os pais

    2.No texto do eclesiástico temos encontrado algumas recomendações, mas também outros textos bíblicos falam desse assunto ( Cl 3, 20-21 ) De quem fala este tema?

    R: Quem nos diz e Paulo

    3.O que o texto diz para mim, para nós?

    R: Sobre a importância da família que devemos respeitar nossos pais e familiares. Por que a família e um presente de Deus

    4.Quais as recomendações?

    R: As recomendações são respeita e honrar a família

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020