III ETAPA - 2º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 13 a 19 de setembro de 2020

 

DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

III ETAPA

2º Encontro em Família do Crescer em Comunhão

13 a 19 de setembro de 2020

 

Temas:

  • A Igreja nasce no coração de Jesus Cristo;
  •   Somos Igreja, povo de Deus;
  •   Nós somos o corpo de Cristo;
  •   Rezemos ao Senhor
  •   Celebração – Cristãos reunidos em comunidade;

Música: “Agora é tempo de ser Igreja” 

OBJETIVO:  Compreender que a Igreja é formada e enriquecida pelo talento de todos os cristãos, que como discípulos de Jesus são capazes de viver em comunidade e professar sua fé em Deus por meio da oração, da leitura da Palavra de Deus, da prática das boas obras ensinadas por Cristo, e do anuncio da boa-nova a toda criatura.

AMBIENTAÇÃO:

  • Organizar um altar para a Bíblia, pois este é o mês da Bíblia, deixar todo o mês de setembro...
  • Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa os símbolos sugeridos: caixinha, pedaços de papel, canetas, livro Crescer em Comunhão 3.
  • Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...);
  • Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

Com a família reunida, assista o vídeo!



ORAÇÃO INICIAL

Sentados em torno da palavra de Deus, silencie o corpo e a mente e coloque-se em atitude de oração por alguns instantes. Tracem o sinal do Cristão dizendo:

EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM!

Juntos rezemos a oração que o próprio Cristo nos ensinou:

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

REFLEXÃO INICIAL:

Em um instante de partilha, conversem refletindo as seguintes questões:

  • O que é igreja?
  • Sou chamado a ser igreja?
  • Estou me comportando como um cristão, como um integrante do corpo de cristo?

ESCUTANDO A PALAVRA DE DEUS

  • Para ouvir a palavra de Deus, coloque-se em uma posição confortável, pés no chão, braços descruzados, feche os olhos por um instante e respire profundamente... na expiração vá pedindo as luzes do Espírito de Deus, e aquietando o coração para ouvir a Palavra.
  • Sequencialmente pegue a Bíblia em mãos e leia devagar e claramente o Evangelho e a leitura de:  

Evangelho de Mateus 16,13-18

13 Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas”. 15“E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la.

Atos dos apóstolos  2, 38-44

38 Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”. 40 Com muitas outras palavras ainda, Pedro lhes dava testemunho e os exortava, dizendo: “Salvai-vos desta geração perversa!” 41 Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas. A vida da primeira comunidade 42    Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. 43            Apossava-se de todos o temor, e pelos apóstolos realizavam-se numerosos prodígios e sinais. 44 Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum;

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Após a leitura reflitamos juntos as seguintes questões:

  1. O que estes dois textos nos relatam?
  2. No evangelho de Mateus vemos um grande acontecimento realizado por Jesus, que acontecimento é este?
  3. Quem é a igreja?
  4. A leitura de Atos dos apóstolos relata como era no início da igreja. O que era necessário para fazer parte da igreja de Cristo?
  5. Que exemplo recebemos da comunidade descrita na leitura?
  6. O que você pode fazer para pregar o evangelho e ser um edificador da igreja, convidando cada vez mais pessoas para fazer parte do reino de Deus?

ATIVIDADES

  • Em família dramatize este o evangelho Mt 16,13-18, sendo Jesus, Pedro e os discípulos.
  • Após a reflexão, cada membro da família escolherá o versículo que mais lhe falou ao coração e o escreverá no pedaço de papel. Escreverá também uma atitude ou ação que irá realizar ao longo da semana, que demonstre seu compromisso como igreja.
  • Fazer no livro: “Crescer em Comunhão Catequese Eucarística III” realizar as atividades das páginas 19, a 22, 26 a 28 e 35 fotografar e mandar para o/a catequista.
  • Realizar também um desenho que demonstre o que significa ser igreja para você. Envie a foto para sua catequista. 

COMPROMISSO SEMANAL EM FAMÍLIA 

  • Estabelecer um dia da semana para juntos realizar a celebração da página 43 do livro do catequizando.
  • Convidar uma pessoa que já faz tempo que não participa das celebrações dominicais para ir à igreja, seguindo as orientações do ministério da saúde
  • Os pais ou responsáveis devem procurar fotos do batizado do catequizando e entrar em contato com os padrinhos dele, pedindo para que enviem um texto ou áudio dizendo: como foi ser escolhido para ser padrinho deste catequizando e outros relatos sobre o dia do batismo, pergunte também se ele lembra qual compromisso assumiu no dia do batismo.
  • Os pais devem procurar fotos e relembrar fatos que aconteceram dia do batismo para contar ao catequizando na realização do próximo encontro. Toda a família deve participar.
  • Os que não foram batizados ainda os pais dirão o motivo pelo qual querem batizar seus filhos. Falar com os futuros padrinhos e perguntar se estão preparados para assumir a responsabilidade de ajudar este catequizado a crescer na fé. Tudo será partilhado no próximo encontro.  

ORAÇÃO FINAL

Suplicar as bênçãos e a intercessão de Maria Mãe de Deus para sermos perseverantes na fé, rezando uma “Ave-Maria”.

O Senhor esteja conosco

 T: Ele está no meio de nós!

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

T: Amém!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020