ENCONTRO CATEQUÉTICO EM FAMÍLIA - 23 a 29 de Agosto de 2020 - 4º Domingo de Agosto – Celebrando a Vocação do Catequista

 









PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA        

        ENCONTRO CATEQUÉTICO COM A FAMÍLIA

4º Domingo de Agosto – Celebrando a Vocação do Catequista

VEJA O VÍDEO


PREPARANDO-SE PARA O ENCONTRO:

  1. Reservar um tempo pra que toda a família possa estar reunida;
  2. Escolher um espaço da casa, onde todos estejam acomodados, preferencialmente ao redor da mesa;
  3. Preparar o ambiente, colocando sobre a mesa uma toalha, a Bíblia, o livro da Catequese (Crescer em comunhão) uma vela acesa e um símbolo que lembre o trabalho do Catequista (pode ser uma rosa ou outra flor) e algo para ser partilhado no final do Encontro (balas, pipoca, bolo, suco...aquilo que a família quiser e tiver)
  4. Silenciar, desligando os aparelhos sonoros (televisão, celulares, etc...); Se possível colocar uma música ambiente...
  5. Permanecer alguns instantes em silêncio, colocando-se diante de Deus, antes de começar...

ORAÇÃO INICIAL:

Ø  Fazer o sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ø  Invocar o Espírito Santo de Deus rezando: “Santo Espírito de Deus, vinde sobre mim, / sobre minha casa e sobre todos nós. Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, retirando de nós toda a raiva e toda a escuridão. Vós que sois a alma da Igreja vinde e renovai a fim de que ela seja sempre testemunha do Teu Reino de Amor.  Vossa força nos ajude nos momentos em que a fraqueza quiser ocupar espaço em nossas vidas. / Espírito Santo, que em Pentecostes manifestastes o poder de Deus, derramai sobre nós os vossos dons. Ajudai-nos a viver a Paz do Senhor nos seus caminhos e permanecei conosco.  Santo Espírito Criador, criai em nós um amor grande e forte ao Pai e que nada possa apagar essa chama.  Espírito da verdade, manifestai em nós o desejo de conhecer, propagar e viver a palavra do Senhor.  Que ela cresça em nosso coração e dê muitos frutos!
Espírito Santo guia-nos sempre e nunca vos distancie de nós. / Amém.”

ORAÇÃO:

Ø  Em forma de oração trazer presente as situações familiares e da Comunidade, vividas na semana, de: dificuldades, de alegria, de desafios e conquistas...

REZANDO COM A PALAVRA DE DEUS:

Procurar na Bíblia a citação para a leitura do: Evangelho de Mateus 16, 13 – 20;

(alguém da família faça pausadamente a proclamação do Evangelho...)


REFLEXÃO:

Ø  Refletir o texto lido... (cada membro da família pode repetir um versículo que mais chamou a atenção);

Ø  Momento de silêncio... Depois os membros da família assumem um versículo que mais chamou atenção e que, juntos vão procurar meditar durante a semana;

MEDITAÇÃO:

Ø  Meditando a Palavra, os pais podem se utilizar deste tempo e do tema bíblico para orientar os filhos para a vida e reafirmar os valores que a família tem.

Ø  Testemunho de Catequista: Vilma Marafigo.

Ø  Refletir juntos a importância do trabalho de Catequista:


  1.      O que sabemos sobre o trabalho catequético em nossa Igreja?
  2.      O que seria da Igreja sem a catequese?
  3.      Os pais lembram quem foram seus catequistas? Conversar com os filhos sobre eles e o quanto significaram em suas vidas...
  4.      Lembrar alguns nomes de catequistas, homens e mulheres, de sua Comunidade e rezar por eles, por elas...
  5.      Neste domingo o Evangelho apresenta Jesus interpelando seus apóstolos para que dissessem quem era Jesus para eles, e os amigos Dele disseram o que sentiam... Agora cada membro da Família pode dizer quem é Jesus para si... Quem é Jesus pra você? O que Ele significa em sua vida?
  6.     O que nossa família pode fazer ou assumir a partir deste Encontro Catequético pra que Jesus possa ser de fato o Caminho, a Verdade e a Vida da Família?
  7.      Que passos os membros dessa família podem dar pra sentir a paz almejada por Jesus?
  8.      Jesus deu a chave do Reino para Pedro o primeiro Papa da Igreja, a nossa Igreja Católica... o que fazemos em nossa família, pra demonstrar a fé que temos nela, a Igreja que fomos batizados?

ORAÇÃO FINAL:

Ø  De mãos dadas, rezar um Pai Nosso e um Creio em Deus Pai e depois pedir as Bênçãos de Deus para a semana fazendo o sinal da Cruz.

Ø  Partilhar o alimento, que está à mesa, com todos, nesse momento...

 COMPROMISSO DA SEMANA:

Ø  Rezar todos os dias, de 23 a 28 de agosto um Pai Nosso e uma Ave Maria EM FAMÍLIA, (qualquer horário) pelos Catequistas que colocam suas vidas a serviço da Igreja e do Reino de Deus;

Ø  Mandar uma mensagem de carinho, no WhatsApp, para a(o) seu(sua) Catequista em forma de agradecimento pelo trabalho que ele/ela realiza catequizando!


 

Comentários

  1. Muito bom o conteúdo e a reflexão

    ResponderExcluir
  2. Admiro coragem de escrever o que não precisa. Duvido que escreva um agradecimento às pessoas que gentilmente oferecem seu tempo e conhecimento para dedicar a nós e nossos filhos palavras sábias sobre nossa religião, nosso Salvador Jesus Cristo. Catequistas agradecemos de coração pela vossa missão. E a você Vilma gratidão pelo encontro.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por excluir aquele comentário inoportuno

    ResponderExcluir
  4. Eu admiro seu trabalho e o seu esforço

    ResponderExcluir
  5. Vilma parabéns por servindo a Deus passando palavras de sabedoria abraço carinhoso.🙏

    ResponderExcluir
  6. Parabéns DEUS ABENÇOE muito lindo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, que Deus abençoe a todos os catequizandos e a todas as catequista e a Dona Vilma pelo belo trabalho, que se dedicam a vida crista, principalmente a Catequista Nildete,catequizar é uma missão de amor,é viver com fidelidade o chamado de Deus!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela doação de carinho e conhecimento da palavra de Deus á todas as catequistas ,e principalmente a catequista Tere.

    ResponderExcluir
  9. Ser catequista é amar aquilo que não vemos e conseguir transmitir e cativar esse amor mistagógico.
    Parabéns a todos os catequistas!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns a todos catequistas, que mesmo ao meio de dificuldades estão tirando um tempo para juntar famílias em oração. Catequista Pamela/ Brenda de STI, muito dedicadas .Obrigada que Deus ilumine e guie nossos caminhos sempre.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a todos os catequistas que doam do seu tempo para evangelizar crianças que muitas vezes não sabem quem é Jesus Cristo, pois dentro de sua casa não tem ensinamento, sao vocês catequistas que fazem este trabalho tão importante na vida destas crianças e de todas as outras . Muito obrigada pelo seu sim,,,🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Que Deus permita ter mais pessoas no mundo como as catequistas. Pessoas que dedicam de coração tempo para levar oração, explicações e a palavra de Deus para nossos filhos e para nossa família. DEUS ABENÇOE TODOS e principalmente a Rosália. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho e parabéns pela sua dedicação que Deus conserve sempre com este amor por nosso senhor Jesus Cristo

      Excluir
  13. Agradeço por toda sua dedicação e carinho. Que Deus ilumine nossas vidas🙏🏿

    ResponderExcluir
  14. Queremos expressar aqui o nosso carinho pela catequista Luciana Seragllio, por ser uma pessoa de um ❤️bondoso e generoso, que faz o bem sem olhar a quem, pela dedicação e carinho pelos catequisandose e por sempre estar disponível para ajudá-los. Parabéns por ter aceitado o Chamado do Senhor e o desempenha-lo com muita sabedoria.

    ResponderExcluir
  15. Peço a Deus que abençoe todos vocês catequistas,obrigado por tudo pelo esforço dedicação .

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS TEREZINHA
    POR SER CATEQUISTA .E FAZER PARTE DA MINHA FAMILIA.Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela a oportunidade de poder compartilhar com a minha filha esse momento de oração.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Vera, obrigado pelo trabalho de vocês ,que Deus continue abençoando e protegendo esse trabalho maravilhoso que vocês têm com nossos filhos

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo carinho.
    Por estar nos ensinando
    Com todo carinho
    Rezamos terço neste dia do catequista ..
    Por todos vcs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO - 6ª. Aula 28.09 - Lugar da catequese: A catequese na diocese (DpC). Prazo de entrega 19 horas do dia 05.10.2020, 19 horas.

EXERCÍCIO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - até 19 horas de 21.09.2020