VI ETAPA - 1º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 06 a 12 de setembro de 2020


DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU

PASTORAL CATEQUÉTICA DIOCESANA

Temas:

  • Quero ser luz 
  • Celebração da luz 

Música: “Deixa a luz do céu entrar...”

Em família assista o vídeo. Bom Encontro!



PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

  • Numa mesa, organizar harmonicamente uma toalha, colocar uma vela para cada pessoa da família que participará do encontro, uma flor num pequeno vaso e a Bíblia e uma vela maior, que representa Cristo Ressuscitado.
  • Organizar uma cadeira para cada participante da família se sentar ao redor da mesa.
  • Confeccionar um cartão, tipo marca página, em cartolina ou outro papel firme e nele escrever: “JESUS É A NOSSA GRANDE LUZ!”
  • Deixar o cartão sobre a mesa junto com a vela e a Bíblia.
  • Foto de Jesus com seus seguidores e outras fotos com situações que lembrem a necessidade de assumirmos a missão proposta por Jesus: violência, guerra, tóxicos, abusos sexuais, desemprego, falta de terra, de casa, de saúde, de educação...
  • Algum lanche e suco para partilhar no final. 

DESENVOLVIMENTO  DO ENCONTRO:

  • Sentados ao redor da mesa, vamos nos recolher em nosso interior, silenciar a boca e acalmar o coração.
  • Desligar a televisão, o rádio e o celular, sintonizando apenas no encontro proposto para hoje.
  • Colocar-se numa posição confortável.
  • Fechar os olhos e tentar sentir as partes de nosso corpo, começando pela cabeça, braços, peito, costas, abdome, coluna, pernas e pés.  Respirar fundo e calmamente.

CELEBRAÇÃO:

Catequista: Hoje o nosso Encontro será uma celebração, a celebração da Luz e com ela vamos Compreender que Jesus é nossa Luz e que como cristãos precisamos fazer  a luz Dele brilhar no mundo através de nossas ações do dia a dia...

Para bem iniciarmos o nosso encontro, nos coloquemos diante de Deus, fazendo o Sinal da Cruz: EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

  • Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar a mente e o coração. É o mesmo Espírito que inspirou o autor sagrado a escrever a Bíblia. Ele também direcionará agora a nossa família para rezar com a Palavra.
  • Peçamos as luzes do Espírito Santo para celebrarmos bem este momento, rezando:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Pôr Cristo Senhor Nosso. Amém

  • O cristão é chamado a ser luz entre as nações, iluminando a face da terra pelo chamado de Jesus Cristo a viver o Evangelho. Vamos ouvir a história de um bichinho que tem muito a nos ensinar sobre “ser luz”.

“Uma das lembranças da minha infância era a aventura que vivíamos para capturar um bichinho chamado Vaga-Lume: um tanto raro nos dias de hoje, esse inseto era diversão garantida entre as crianças. A escuridão proporcionava a este inseto a oportunidade de “iluminar” o caminho que percorria, ia de um lado para outro deixando quem o observava atento para saber onde iria aparecer. Era um suspense, afinal o Vaga-Lume não consegue se manter ‘aceso’ o tempo todo; ele fica piscando! Interessante que a luz do Vaga-Lume é produzida por reações químicas do próprio corpo, servindo para atrair seu cônjuge ou proteger-se de seus predadores, ele faz bom uso deste recurso que chamamos de LUZ”.

REFLEXÃO:

  • Conversemos sobre a história lida.
  • Quais seriam as nossas semelhanças ao Vaga-Lume?
  • Ou teríamos diferenças deles?
  • Estou disposto a ser luz na minha comunidade?

PEDIDO DE PERDÃO:

  • Para falar com intimidade com alguém precisamos de paz. Esta paz vem do perdão. Peçamos perdão a Deus. Num instante, no segredo do coração, fale ao Senhor de perdoar e ser perdoado. Peça ao Senhor para que Ele venha dar o perdão. Este é o convite para acolher em nossa vida a presença de Jesus, nossa luz. Deixe a luz do céu entrar...
  • Em primeiro lugar, a luz que o cristão emite não provém de si mesmo, deve ser a luz lançada sobre a terra; não temos, portanto, luz própria, pois tudo que é bom vem de Deus!

1 - Muitas pessoas confundem-se achando que são autossuficientes, que brilham por mérito pessoal, arrastam multidões, mas, infelizmente, assim não passam de Vaga-Lumes, incapazes de manter a luz acesa, ficam piscando e lhes falta perseverança.

Todos: Senhor, mantenha acesa em mim a chama de seu amor!

2-Em segundo lugar, a luz que o Cristão emite não pode confundir quem o observa, deve orientar e ser uma indicação firme do caminho percorrido, pois não pode viver no relativismo!

Todos: Senhor, mantenha acesa em mim a chama de seu amor!

3- Vivemos um tempo que muitos cristãos mudam de opinião conforme lhe convém; buscando agradar a todos, fogem daquilo que a Igreja ensina através do Sagrado Magistério, da Tradição e das Escrituras. São Vaga-Lumes que acendem aqui, hora acendem ali!

Todos: Senhor, faça-nos perseverantes na fé!

4-Peçamos perdão pela vezes que não somos a luz de Cristo que ilumina o caminho de nossos irmãos, afastando-nos dos ensinamentos da Igreja mãe e mestra.

Todos: Senhor, faça-nos perseverantes na fé!

 

PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA:

O Senhor é nossa luz! Vamos acender todas as velas e cada um segura sua vela enquanto cantamos: “A nós descei divina luz” ( colocar a música)

A nós descei, Divina Luz  /  A nós descei, Divina Luz
Em nossas almas acendei  /  O amor, o amor de Jesus
Em nossas almas acendei  /  O amor, o amor de Jesus.

  •  Atentamente, vamos ouvir o que a Palavra de Deus tem a nos dizer.

Leitura da primeira carta de João – 1Jo 1,1-7

"1.No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.* 2.Ele estava no princípio junto de Deus. 3.Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.* 4.Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. 5.A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.* 6.Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7.Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele." Palavras do Senhor.

Pode-se repetir o refrão do canto “A nós descei divina luz” ( colocar a música)

  • Enquanto cada um segura sua vela. Pedir que deixem a vela sobre a mesa e observem ao redor, após cada um pega sua vela e a ergue, observando novamente ao redor e relatem o que perceberam.

REFLEXÃO SOBRE A PALAVRA

  • São João, após ter convivido com o mestre, fala de luz e trevas, para partilhar conosco as riquezas que Cristo apresenta para levar-nos à comunhão com o Pai, que é o sonho de todo Cristão.
  •  Como essa comunhão se manifesta de forma prática na vida da Igreja?
  •  Em poucas palavras, podemos dizer que as pessoas que mantêm comunhão com Deus, que é luz, aprendem a viver em comunhão com os outros.
  • Voltando ao que o Vaga-Lume ensina, entende-se que a esperança consiste em não deixar de brilhar, pois, assim como ele, em qualquer circunstância continua emitindo a luz, seja de dia ou de noite, frio ou calor. Ele está sempre disposto a brilhar e nunca fica parado, pois seria uma sentença de morte! Aqui vem nossa semelhança ao Vaga-Lume, iluminar sempre e em constante movimento!
  • Cristão apagado e parado não serve para nada! “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a pões sobre um castiçal, para iluminar os que entram”. Assim, como crismandos, precisamos ser luz para confirmar a fé no Senhor Jesus, em todas as circunstancias da vida.

TAREFA DA SEMANA

Durante a semana, analise fatos que ocorrem na sociedade e escolha pelo menos 5 situações (atitudes de pessoas) que são luz. A partir das mesmas escolha uma ou pense em o que você pode fazer para ser luz no mundo, assumindo isso como compromisso de vida. Registre tudo em seu caderno, tire uma foto e envie para seu catequista.

ORAÇÃO FINAL

Vamos concluir este nosso momento orante rezando juntos o Salmo 27(26).

1 De Davi. O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo? 2 Quando os malvados me atacam para me devorar vivo, são eles, meus adversários e inimigos, que resvalam e caem. 3 Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança. 4 Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário. 5 Assim, no dia mau ele me esconderá na sua tenda, ocultar-me-á no recôndito de seu tabernáculo, sobre um rochedo me erguerá. 6 Mas desde agora ele levanta a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam; e oferecerei no tabernáculo sacrifícios de regozijo, com cantos e louvores ao Senhor. 7 Escutai, Senhor, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. 8 Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. 9 Não escondais de mim vosso semblante, não afasteis com ira o vosso servo. Vós sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó Deus, meu Salvador. 10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá. 11 Ensinai-me, Senhor, vosso caminho; por causa dos adversários, guiai-me pela senda reta. 12 Não me abandoneis à mercê dos inimigos, contra mim se ergueram violentos e falsos testemunhos. 13 Sei que verei os benefícios do Senhor na terra dos vivos! 14 Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!

  • Ao final podem compartilhar o lanche e o suco preparado e o catequizando coloca o marca página na sua Bíblia.

CONCLUSÃO: Terminar a fala pedindo as Bênçãos de Deus...

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MATERIAL DO CURSO: CHAMADO A SER CATEQUISTA (PADRE PAULO GIL)

V ETAPA - 5º Encontro de Catequese em Família - 4 a 10 de outubro de 2020

III ETAPA - 3º Encontro em Família do Crescer em Comunhão - 20 a 26 de Setembro de 2020